Buraco das Araras

Esta obra prima da mãe natureza que está localizada em Jardim, a pouco mais de 50 km de Bonito – MS. Em meio ao cerrado uma enorme dolina! Confira!

Adicionar a lista de desejos
Adicionar a lista de desejos

Descrição

O Buraco das Araras Bonito MS é uma formação geológica bastante peculiar: trata-se de uma dolina (uma cratera formada pelo desmoronamento do teto de uma caverna). Esse passeio em Bonito é uma experiência nova e diferente, a começar pela própria estrutura, onde você contemplará a beleza da fauna e flora local e ainda passará por dois mirantes!

Buraco das Araras Bonito MS

A 53 km da cidade de Bonito, em Jardim, encontra-se um dos mais belos pontos turísticos da região: o Buraco das Araras Bonito MS, localizado na BR 267, Km 510. Como seu nome sugere, neste lindo recanto, a grande atração turística em Bonito é a observação de pássaros e aves raras.

buraco das araras bonito ms

Além de 50 casais de araras vermelhas que formaram seus ninhos nos buracos das rochas, lá habitam também falcões, pica-pau, papagaios, entre outras aves raras. O melhor de tudo é que crianças até 07 anos não pagam!

Em uma trilha de 920 metros, o turista percorre a circunferência da dolina. Nos dois mirantes da trilha, pegue os binóculos e a câmera fotográfica e prepare o coração! Além das aves raras, há também um lago lá embaixo, com um enorme jacaré que ali está já há 20 anos!

O proprietário da fazenda Alegria, na qual se localiza o Buraco das Araras Bonito MS, Seu Modesto, é uma atração por si mesmo: acolhedor e sorridente, tem sempre boas histórias a contar aos turistas.

E aí? Pronto para planejar esse passeio em Jardim, Mato Grosso do Sul e aproveitar as atrações de Bonito?

O que levar

Em um passeio por um lugar tão rico em fauna e flora, um dos itens indispensáveis é a câmera fotográfica. Você certamente desejará registrar essa experiência!

E, claro, na atração turística Buraco das Araras Bonito MS, o item obrigatório à contemplação dos pássaros são os binóculos!

A trilha de 920 metros ao redor desse ponto turístico de Bonito aconselha também:

  • tênis confortáveis, de preferência apropriados para trilhas
  • roupas leves
  • um bom protetor solar

Como você estará em pleno cerrado brasileiro, leve uma garrafa térmica de água, repelente e dinheiro para consumo de alimentos no local. Junte suas coisas em uma mochila leve e pronto: desfrute de um atrativo turístico no Mato Grosso do Sul que será inesquecível!

Dicas de Bonito, Mato Grosso do Sul

Otimize seu roteiro turístico em Bonito e adicione outras atrações que ficam na mesma rota, assim você mantém o seu dia cheio de atividades em total contato com a natureza Sul-Mato-Grossense!

Arara Vermelha: Ara Chloropterus

Não dá pra pensar no Buraco das Araras sem lembrar a beleza do voo colorido e do grito forte das araras-vermelhas. Quando não estão descansando na dolina, procuram por sementes e frutos no Cerrado, principalmente cocos da bocaiuva.

arara vermelha ara chloropterus
Arara vermelha Ara Chloropterus: placa informativa no passeio em Jardim MS

Os casais de araras vivem juntos a vida toda, e na primavera fazem ninhos em buracos nos paredões ou em ocos de árvores forrados com madeira moída. Quase desapareceram deste local há alguns anos, mas as ações de conservação desenvolvidas pela RPPN Buraco das Araras Bonito MS trouxeram de voltas essas aves maravilhosas.

Número de ovos: 1 a 4, dois filhotes chgam à idade adulta
Ovo: branco, 5 x 3 cm
Tempo de incubação: 30 dias, nascendo na primavera

Período reprodutivo

Final do inverno: início da corte, procura por ninhos
Primavera: postura de ovos, nascimento dos filhotes
Verão: filhotes saem dos ninhos e acompanham os pais
Final do verão e início do inverno: descanso reprodutivo

Comprimento: 90 cm
Envergadura: 125 cm
Peso: 1,5 kg

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Buraco das Araras”
×