Gruta de São Mateus Bonito MS

Explore uma caverna seca com lindas formações rochosas no Mato Grosso do Sul. A Gruta de São Mateus, um passeio em Bonito MS imperdível!

Adicionar a lista de desejos
Adicionar a lista de desejos

Descrição

A Gruta de São Mateus Bonito MS é uma dos passeios obrigatórios em sua viagem à capital do Ecoturismo, no Mato Grosso do Sul.

A exploração e visitação da caverna bonitense é mais recente que as outras atrações de Bonito. Por isso, a curiosidade e o desejo de conhecer o atrativo vem crescendo bastante entre os turistas.

gruta de sao mateus bonito ms
Gruta de São Mateus Bonito MS: Uma Catedral Natural à sua Espera

Além de se tratar de um passeio a seco, ecológico e cultural imperdível, é ainda de fácil acesso. A Gruta de São Mateus Bonito MS fica há apenas 4 km de Bonito, e é simplesmente impossível visitar a cidade e não conhecer a catedral!

Gruta de São Mateus Bonito MS

Os amantes de grutas já encontraram e se apaixonaram por essa que é uma das grutas de Bonito mais lindas da região.

Para chegar até lá, você percorre uma passagem suspensa a 5 metros, com 15 de comprimento e adentra na mata, onde prossegue por 300 metros até a entrada da Gruta de São Mateus Bonito MS.

gruta de sao mateus bonito
interior da Gruta de São Mateus Bonito Mato Grosso do Sul

Lá dentro, as luzes das lanternas unem-se às luzes artificiais do local e você contempla a beleza das formações espeleológicas. O passeio na gruta de Bonito leva te leva entre impressionantes e fartas formações de estalactites e estalagmites com milhares de anos de história.

gruta sao mateus formacoes rochosas
Formações rochosas em forma de torre e guardião dentro da Gruta São Mateus

A saída da Gruta de São Mateus Bonito MS não é feita pelo mesmo ponto de entrada, a trilha subterrânea, e a parte interior da montanha é percorrida sob o deslumbramento constante com novas formações rochosas. Cores e tamanhos parecem variar de propósito, para o encantamento daqueles que por lá passam.

Museu Cultural Kadiwéu

O passeio na Gruta de São Mateus Bonito MS, em pouco mais de 1h30, inclui entrada para o Museu Cultural Kadiwéu. O nome faz referência a tribo indígena da região, os Kadiwéu.

museu regional serra da bodoquena
frente do Museu Cultural Kadiwéu – Museu Regional Serra da Bodoquena

O museu em Bonito, um casarão de 3 andares, guarda tesouros culturais locais:

  • No primeiro andar fica uma coleção de automóveis antigos, doados pelos próprios moradores da região.
  • Já no segundo, encontra-se uma rica amostra da fauna local nos animais empalhados lá preservados.
  • O terceiro andar, por sua vez, é onde os turistas recebem as instruções e materiais necessários ao passeio subterrâneo pela Gruta de São Mateus Bonito MS.

O que levar

Na visita à gruta, é obrigatório que você utilize tênis, capacete, e luvas para percorrer com mais segurança o espaço entre as rochas.

gruta do mateus bonito ms itens obrigatorios
Capacete, calçado fechado, e luvas: itens obrigatórios na Gruta

Uma garrafa de água e alguns lanchinhos também são boas pedidas: entre a saída e a volta ao ponto de partida podem se passar mais de 3 horas.

Como em todo passeio ao ar livre (já que há uma caminhada até a entrada da Gruta de São Mateus Bonito MS), leve um protetor solar adequado.

O vestuário não requer muito cuidado; dê preferência a roupas leves, que facilitem a mobilidade. Na atração turística de Bonito, um repelente de mosquitos é um acessório importante em sua mochila.

Finalmente, serão fornecidos pelos guias capacetes e lanternas, visando à segurança e conforto durante o passeio, além de favorecer a contemplação do interior da gruta.

Dicas Viva Bonito

No caminho de retorno você pode aproveitar a logística e fazer um dos seguintes passeios em Bonito MS:


 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gruta de São Mateus Bonito MS”
×