Descrição
A Gruta do Lago Azul Bonito MS é o cartão postal da cidade, Monumento Natural desde 1978 visando à preservação de suas formações espeleológicas. Ao viajar para o Mato Grosso do Sul, você não pode perder este que é um dos passeios em Bonito mais lindos e procurados!
Localizada a 21,5 km do centro de Bonito, se você for de carro vai gastar, em média, 28 minutos. Caso você opte por ir pedalando, você chegará à Gruta Lago Azul em 1 hora de bicicleta – você escolhe o meio de transporte para realização do trajeto.
10 km antes de chegar ao ponto turístico bonitense, você verá duas placas: Grutas de São Miguel (6,5km) e Gruta Lago Azul.
Haverá também o aviso: visitação somente acompanhado com guia local, autorização retirada nas agências de turismo (COMTUR, 10 km).
Gruta do Lago Azul Bonito MS
Após uma caminhada de 300 metros, você chegará à entrada da caverna que reserva um passeio de aventura e adrenalina: a Gruta do Lago Azul Bonito MS.
As estalactites pendentes do teto da gruta são compridas e ficam quase ao alcance das mãos, enquanto as estalagmites se erguem do chão em direção ao teto com uma elegância incomparável!
Se a descida pelos 300 degraus até o interior da caverna parece um esforço desafiador, quando avistar o que te espera, toda a preguiça irá embora!
Uma vez adentrando a Gruta do Lago Azul Bonito MS, que já foi cenário da novela global Alma Gêmea, você agora é uma das pessoas privilegiadas que pisaram em uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
Com efeito, ali a Lagoa Azul, com profundidade estimada de 90 metros, estende suas águas cristalinas por uma área bastante razoável. Olhando para a lagoa, tão límpida quanto possível, você verá refletidas as estalactites do teto.
Por que a Gruta do Lago Azul é azul?
O azulado deslumbrante do lago não é sua cor natural: ele é tão cristalino que reflete a cor dos minérios depositados no fundo, sob o efeito da iluminação do sol. Dá para imaginar tamanha riqueza?
Reserve seu passeio
Quando estiver planejando sua viagem, reserve o quanto antes o passeio Gruta do Lago Azul Bonito MS. A atração turística é a mais procurada pelos turistas e só é permitida a entrada de 15 pessoas por vez, apesar de comportar até 200 visitantes.
História da Gruta em Bonito
Graças a um índio Terena, que a descobriu em 1924, hoje você pode ter acesso à tão especial Gruta do Lago Azul Bonito MS, que na década de 50 ainda se chamava Gruta da Fazenda Anhumas.
Os fósseis de uma preguiça gigante e um tigre dente de sabre do período Pleistoceno (cerca de 6.000 a 1.000 anos atrás) foram encontrados por espeleo mergulhadores no fundo do Lago Azul, em 1992. O local passou a ser considerado, então, um sítio arqueológico, tendo reportagens divulgadas, inclusive, no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.
Além dessa curiosidade, o lugar acena com outros mistérios, e não é à toa que atrai pesquisadores de todas as partes. Suas iniciais parecem ter sido propositalmente gravadas pela natureza: no interior da Lagoa Azul duas rochas refletem na superfície da água as letras L.A.
Sem palavras que possam descrever com justiça o passeio do Lago Azul Bonito MS, só mesmo com uma visita ao local você vai poder experimentar toda a riqueza, beleza e mistério milenários que ali se encontram.
Considerando que nem mesmo sua profundidade é conhecida com precisão, quem sabe quantos tesouros mais a caverna pode guardar! Os espeleotemas não são as únicas estruturas milenares desse ponto turístico de Bonito, Mato Grosso do Sul.
- Em 1978, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a declarou Monumento Nacional.
- Em 2001, por meio do Decreto Nº 10.394, foi declarada Monumento Natural junto à Gruta de Nossa Senhora Aparecida.
Um dos maiores tesouros espeleológicos do Brasil e também um dos mais frágeis, desde então é cuidada com extremo zelo, visando a sua preservação.
Atrações Turísticas Próximas:
Avaliações
Não há avaliações ainda.