O município de Bodoquena fica na região sudoeste do Mato Grosso do Sul. Localizada entre as cidades de Bonito MS (área de cerrado e Mata Atlântica) e Miranda (portal de entrada do Pantanal), a cidade, na região serrana, é parte do cinturão turístico sul-mato-grossense.
Além de tão privilegiada localização, as atrações turísticas de Bodoquena falam por si só, e pedem uma visitinha à cidade. Falaremos mais de cada uma delas neste artigo.
Bodoquena MS: como chegar
Por enquanto, importa dizer que o município é de fácil acesso; uma razão a mais para você não deixá-la de fora do seu roteiro. Apesar de não possuir aeroporto, Bodoquena MS fica a apenas 75 km de Bonito MS e 270 km de Campo Grande, capital do Estado. Assim, os visitantes que vêm de fora do Mato Grosso do Sul podem optar pela via aérea até uma dessas duas cidades.
Para quem desembarca em Campo Grande MS, há saídas diárias da rodoviária pela viação Andorinha com destino a Bodoquena MS. São cerca de 5 horas de viagem até o destino.
Mas, se você está com veículo próprio ou pretende locar um, o mesmo trajeto poderá ser percorrido em pouco mais de 3 horas. Neste caso, você seguirá de Campo Grande até Miranda pela BR 262 e, então, tomará a MS 339 de lá até Bodoquena.
Já com a saída de Bonito, as duas opções são veículo próprio (ou alugado) ou, ainda, o transporte compartilhado (vans).
Bodoquena: destino perfeito do ecoturismo brasileiro
Você pode estar se perguntando: uma vez em Bonito ou Miranda, com tantas belezas naturais, por que me aventurar por mais alguns quilômetros até a cidade de Bodoquena MS?
É simples! Em Bonito você terá contato com os biomas do cerrado e Mata Atlântica e, em Miranda, ao Pantanal. Já em Bodoquena, localizada na região da Serra homônima, o ambiente serrano é um diferencial.
Aliás, uma passagem pelas três cidades faz um roteiro mais que perfeito! Afinal, são três ecossistemas ricos, repletos de espécimes vegetais e animais raras e, verdade seja dita, dos mais cobiçados pelos turistas.
A Serra da Bodoquena, ou, em tupi-guarani, “nascente em cima da serra”, abriga, inclusive, a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul e uma das mais altas do Brasil. Além disso, com suas quedas d’águas e piscinas naturais bastante peculiares e o maior rapel de plataforma do Brasil, é mais que adequado o título “Bodoquena: destino perfeito do ecoturismo brasileiro”.
Flutuação Nascentes da Serra
Com máscara snorkel, macacão de neoprene, colete salva-vidas e calçados emborrachados (papete), o passeio de flutuação em Bodoquena MS é diferenciado tanto pelo cenário subaquático quanto pela tonalidade das águas do Rio Azul.
A atividade é realizada em um percurso que possui pouco mais de 600 metros e garante uma experiência única sob uma espécie de floresta debaixo d’água. A visibilidade é incrível e permite lindos registros, dignos de cenas de filme.
No máximo 10 turistas por vez flutuam no Rio Azul, sendo que o passeio também permite o mergulho de apneia (sem equipamento), prática que não acontece, por exemplo, nos rios de Bonito, Mato Grosso do Sul.
Cachoeira Boca da Onça
Com nada menos que 156 metros de altura, a Cachoeira Boca da Onça em Bodoquena MS é a mais alta do Estado e uma das mais altas do país!
Verdadeiro cartão postal, é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Bodoquena. Para começar, fica em uma fazenda com 55% de área totalmente preservada. Ou seja, é uma imersão na natureza virgem, em que você poderá contemplar e, claro, fotografar, vários espécimes da fauna e flora locais.
Mas não para por aí… na Cachoeira Boca da Onça um dos pontos altos é o mergulho refrescante na piscina natural ou, para quem preferir curtir o passeio a seco, os momentos de relax nas mesas e cadeiras do deque de observação.
E, aos aventureiros de plantão, o local não deixa nada a desejar: lá está o mais alto rapel de plataforma do Brasil! A 90 metros de descida em negativo, ou seja, sem apoio para os pés.
Ahhh.. e, apesar do nome, não precisa ter medo. Você não será pego de surpresa por nenhuma onça selvagem. O nome Cachoeira Boca da Onça se deve a uma formação na própria rocha da cachoeira, semelhante à face de uma onça.
Buraco do Macaco
O Buraco do Macaco é um desses locais em que a natureza não se contentou apenas com a beleza; é, também, um cantinho bastante peculiar, com características únicas.
Para começar, diferentemente das cachoeiras da região, com dimensões por vezes realmente enormes, o Buraco do Macaco Bodoquena MS tem medidas pequenas. Poço com apenas 4 metros de profundidade, em um espaço com parcos 9 metros de largura e 7 de altura.
Isso porque o Buraco do Macaco em Bodoquena MS foi formado por uma erosão em suas formações rochosas. Aliás, sobre estas formações, devemos dizer que são belíssimas, com tons acinzentados e textura mais grossa.
A fim de curtir um delicioso banho na piscina natural, você passará a nado por um túnel de 5 metros, onde a sensação de aventura já vai ganhando forma.
Descanse no Refúgio Canaã
Perfeito para relaxar, desconectar-se do mundo e descansar, o Balneário Refúgio Canaã Bodoquena MS faz jus ao nome. Às margens das águas cristalinas do Rio Salobra, o balneário conta com uma área de nada menos que 22 hectares.
Além da tranquilidade em meio à natureza, no Refúgio Canaã você poderá usufruir de:
- Mergulho;
- Tirolesa;
- Trampolim;
- Boias;
- Redário;
- Cama de rede no alto da montanha;
- Mirante;
- Redes nas partes rasas do rio.
Perfeito, não é mesmo? E como um day use pode não ser o suficiente para desfrutar de tudo que o local oferece, o balneário conta com uma pousada e áreas de camping.
Visite a Cachoeira do Fantasma
Mais uma das peculiares atrações turísticas de Bodoquena MS, a Cachoeira do Fantasma é um lugarzinho imperdível. Apesar de não ter parada de banho, o local merece uma visita (e muitas fotos!). Por toda a extensão dos paredões de uma gruta descem as águas da cachoeira, formando uma vista que a muitos lembra um fantasma.
Aproveite o famoso Rio Salobra
Com águas límpidas em tonalidades azul turquesa e verde esmeralda, o Rio Salobra é um dos atrativos mais procurados de Bodoquena MS.
Junte o encanto do rio com as quedas d’água, o cânion de 100 metros em meio à mata cerrada e muito, mas muito silêncio e tranquilidade, e você terá um dia perfeito de descanso e diversão. Nada melhor para recarregar suas baterias.
Percorra as Trilhas e Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Outro dos pontos turísticos de Bodoquena MS que mexe com o coração dos visitantes é o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Ao longo de uma trilha de 2.500 metros pela mata ciliar do Rio Betione, em terreno plano fácil de percorrer, serão oito cachoeiras. As paradas para banho em suas deliciosas piscinas naturais fazem a alegria dos visitantes.
Na volta do passeio, um almoço de dar água na boca, com pratos típicos da culinária sul-mato-grossense espera os aventureiros. Não bastasse isso, o receptivo do local conta, ainda, com:
- Piscinas adulto e infantil em área gramada;
- Quadra de vôlei de areia;
- Stand up paddle;
- Redário;
- Sala de televisão.
Este passeio é a oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais as paisagens naturais da Serra da Bodoquena e aproveitar um day use no balneário.
Quando ir a Bodoquena MS?
Um dos diferenciais de Bodoquena MS é que muitos dos passeios da região podem ser feitos sem o acompanhamento de guias, o que torna as coisas um pouco mais fáceis. Porém, em contrapartida, a parte negativa de passear sem um guia turístico é ficar meio perdido(a) em relação ao lugar em si e às informações da região.
Aliado ao fato de que a cidade tem um clima tropical com temperaturas altas durante quase todo o ano, faz da visita a Bodoquena MS um passeio possível em quase qualquer época, especialmente nas estações mais quentes, é claro.
Ainda assim, é preciso um pouco de atenção ao clima, tendo em vista que grande parte dos atrativos de Bodoquena MS envolvem atividades aquáticas. Em julho, por exemplo, época de férias escolares, apesar do frio, as águas ficam ainda mais límpidas e a roupa de neoprene ajuda a dar uma amenizada na hora de fazer flutuação.
Fique atento(a) à previsão de tempo pra não pegar dias chuvosos.
Passeios de Flutuação em Bodoquena MS: faça sua reserva!
O município bodoquenense, a cada dia que passa, se torna mais conhecido por suas atividades de turismo ecológico. Especialmente na alta temporada, recomendamos que você reserve seus passeios com antecedência junto a uma das agências de turismo em Bonito MS.
Fale agora e em tempo real com um de nossos atendentes e, em instantes, poderemos montar um pacote de atividades com as melhores atrações turísticas de Bonito e de Bodoquena MS. Incluiremos tudo o que você precisar, inclusive o transporte caso você necessite e também podemos indicar as melhores locadoras de veículo da cidade.