Para os amantes de ecoturismo não existe melhor lugar, Bonito Mato Grosso do Sul, assim como outras cidades do Pantanal, também tem uma biodiversidade de pássaros, répteis, plantas e além disso a paisagem é de tirar o fôlego com cachoeiras, grutas e lagos de águas cristalinas. Descubra aqui, quantos dias são necessários para conhecer os dois lugares!
Quantos dias são necessários para conhecer Bonito e o Pantanal?
A verdade é que nem mesmo 6 meses bastariam para você conseguir aproveitar todos os passeios e conhecer todas as belezas e experiências que Bonito e o Pantanal MS tem a oferecer, mas apesar desse ser o cenário ideal sabemos que nem todo mundo pode viajar quando quiser pelo tempo que quiser.
E por causa disso nós levamos em consideração e descobrimos que 10 dias são ideais para você conhecer um pouco de Bonito e do Pantanal e aproveitar alguns dos incríveis passeios.
Qual o roteiro ideal?
Os 10 dias de viagem são contados apenas dias COM atividades, sem considerar os dias da viagem de ida e volta já que o deslocamento pode ser muito cansativo.
Nós pensamos e chegamos a conclusão que a melhor forma para aproveitar ao máximo esses dias a opção mais prática é do aeroporto de Campo Grande ir para o Pantanal passar alguns dias, voltar para Bonito e passar os dias restantes até o dia da volta.
Como chegar aos passeios?
Existem diferentes formas de se locomover entre as cidades do Mato Grosso do Sul e cabe a você escolher qual se adequa mais às suas necessidades, podendo ser ônibus, transfer contratado pela própria agência, alugado ou carro particular.
Quais os melhores atrativos?
Por ser uma viagem de 10 dias você tem a chance de participar de uma grande variedade de atrativos.
Dias 1 a 4 – Visita ao pantanal
Nesses dias você pode ficar em um dos hotéis e pousadas no Pantanal já que eles também oferecem passeios além da hospedagem. Alguns desses atrativos são:
-Cavalgada
Esse passeio é ideal para relaxar e conhecer um pouquinho mais do estilo de vida pantaneiro.
Nele os participantes saem da sede do Jungle Lodge até o local do início da cavalgada e durante ela os visitantes passam por trilhas onde só é possível entrar a cavalo ou a pé, campos, áreas alagadas, podem ver alguns animais e até ver um ipê florido.
-Pescaria de Piranha
Um dos locais mais conhecidos para pesca de piranha é no passo do lontra, que fica nas dependências do Pantanal Jungle Lodge.
Lá tem um aquário natural com várias espécies de peixes, entre eles a temida piranha, com seus dentes afiados e comportamento difícil é muito famosa entre os pescadores. Os visitantes vão até um ponto específico do rio Miranda para tentar capturar esse peixe que é uma iguaria típica do pantanal.
-Canoagem
Essa atividade exige um pouco de esforço, mas vale muito a pena.
Na área do Hotel Passo do Lontra os participantes embarcam na canoa e decidem qual rumo tomar e o que preferem explorar, os turistas sempre são acompanhados por uma equipe para dar todo o suporte e depois de 90 minutos de atividade os participantes retornam para a dependência do hotel.
-Safari na Estrada
Esse atrativo é um dos mais marcantes do Pantanal que com certeza deve ser aproveitado durante a sua estadia.
O safari acontece no Hotel Jungle Lodge, nele os visitantes são colocados a bordo de um veículo 4×4 aberto e adaptado para estradas off roads e durante o percurso que acontece em todos os períodos do dia que toda a maravilha acontece.
Durante o percurso é possível ver pássaros, jacarés, cobras, porcos do mato, capivaras, lontras e até alguns felinos se você estiver com sorte.
-Acampamento Selvagem
Para os aventureiros que desejam uma experiência mais submersível no Pantanal o acampamento é a atividade ideal.
Nesse passeio os visitantes saem do hotel Jungle Lodge pelo rio Miranda em direção ao Rio Vermelho, depois do trajeto de 90 minutos em meio a paisagem e curvas sinuosas os participantes desembarcam em uma praia do rio vermelho.
Depois de desembarcar os visitantes seguem os monitores até o local que vão acampar, e lá poderão apreciar toda a beleza noturna do pantanal e no raiar do dia os aventureiros são acordados por cantos de passarinhos e depois na volta é possível ver vários animais durante o dia.
Dias 5 a 10 – Estadia em Bonito
Em Bonito tem os mais variados tipos de atrativos que podem atender a todos os tipos de viajantes, alguns desses atrativos incríveis são:
-Rio da Prata
Um dos principais atrativos comercializados em Bonito, este passeio sé localizado em Jardim, cidade vizinha a Bonito e pode ser feitos no mesmo dia que a Lagoa Misteriosa pois estão na mesma fazenda.
A Flutuação no Rio da Prata é repleta de paisagens de tirar o fôlego. Em uma descida de aproximadamente 2 km de flutuação, a diversidade de fauna e flora é incomparável. Além de possuir as águas mais cristalinas da região.
Uma pequena trilha feita antes da flutuação permite a contemplação de uma rica fauna preservada, onde a fazenda ganhou várias premiações pelos projetos de conservação.
-Flutuação no Rio Sucuri
Considerado a 3ª água mais cristalina do mundo, este passeio surpreende pela visibilidade e coloração de suas águas. Em uma descida de aproximadamente 1600 metros, é possível contemplar a mais bela paisagem subaquática, repleta de plantas e peixes.
Mas tenha calma, este passeio tem este nome pelo formato do rio, que lembra uma serpente.
-Eco Park Porto da Ilha
O Eco Park é o balneário mais antigo de Bonito, estando localizado a 13 quilômetros do centro, às margens do Rio Formoso ele se tornou um dos passeios mais procurados pelos turistas.
A área desse balneário é incrível com o rio, cachoeiras, piscinas naturais, redário, passarelas que interligam as cachoeiras com as piscinas naturais e a quadra de vôlei se torna um atrativo interessante para os turistas aproveitarem o dia.
E se você quer dar um toque de aventura ao seu dia no Eco Park também é possível fazer várias atividades, como stand up paddle, passeio de boia, passeio de bote e duck no Rio Formoso.
-Cachoeiras Boca da Onça
Nessa cachoeira você tem a oportunidade de ficar completamente imerso numa experiência incrível próximo a natureza.
O local tem várias atividades para fazer, podendo ser trilha e rapel. Na trilha os visitantes fazem um percurso de 4500 metros entre a natureza, e durante são feitas 15 paradas, sendo 7 pontos de contemplação e 9 pontos de banho.
Uma das paradas e na cachoeira Boca da Onça que dá o nome ao atrativo, ela tem impressionantes 156 metros de altura sendo a mais alta do Mato Grosso do Sul é nela que é possível fazer o rapel.
-Mergulho na Lagoa Misteriosa
A lagoa misteriosa é um atrativo muito interessante de Bonito, por ser uma dolina inundada, que é o resultado do desabamento de uma caverna e ela recebe esse nome por ter sua profundidade total ainda desconhecida sendo 220 metros o máximo descoberto até hoje.
O atrativo oferece 4 modalidades de mergulho que vão do batismo, para os iniciantes, até o avançado nitrox para quem possui certificação. No batismo os participantes mergulham a uma profundidade de 8 metros, podendo ver os impressionantes paredões e a biodiversidade aquática.
-Flutuação na Gruta do Mimoso
A gruta do mimoso é um dos passeios de Bonito que tiram completamente o fôlego de quem visita, sendo parecido com a Gruta do Lago Azul por seu belo lago azul, mas diferente da outra na gruta do mimoso é possível entrar na água!
A flutuação na caverna é como em qualquer outro lugar, onde são usados equipamentos como roupas neoprene e snorkel, mas diferente dos outros lagos nela tem a óbvia ausência de peixes e plantas no fundo, o que não faz tanta falta por causa das incríveis formações rochosas da caverna e da iluminação feita por lanternas especiais dando todo um clima misterioso ao local.
-Quadriciclo Rota Zagaia
O quadriciclo Rota Zagaia é um daqueles passeios de aventura que não devem ser deixados de fora durante uma viagem.
Durante o percurso que leva 1 hora os visitantes passam por 5 quilômetros de pura adrenalina, enfrentando subidas, descida, lama, poeira e obstáculos naturais e o melhor que além do passeio ser super seguro os participantes passam por uma trilha no meio da mata e por isso é possível avistar alguns animais silvestres.
-Arvorismo Cabanas
Para quem quer relembrar um pouco das atividades de crianças mas com um pouquinho a mais de emoção, o arvorismo no Hotel Cabanas é o atrativo ideal.
O percurso do passeio tem 300 metros, sendo feito sobre as árvores no total o circuito conta com 18 obstáculos, que tem alturas que variam entre 4 e 15 metros, além dos obstáculos também tem 2 tirolesas sendo uma convencional e outra que termina dentro do Rio Formoso.
Mais informações
Como a época do ano influencia o clima e a disponibilidade dos passeios o melhor é entrar em contato com a Agência Viva Bonito para saber mais informações e agendar os passeios com antecedência.
Além dos passeios citados existem muitos outros que merecem pelo menos uma menção, como o Abismo Anhumas, Flutuação no Aquário Natural,Museu Subaquático de Bonito e as 3 grutas que fazem parte do complexo de grutas de Bonito.