Quais cidades do MS e MT fazem parte do Pantanal?

O Pantanal está entre os destinos de viagem mais requisitados do Brasil. A sua grande diversidade de espécies de animais e o seu bioma altamente preservado (que, inclusive, está entre os principais do país), atraem um número cada vez maior de turistas. Mas, afinal, você sabe quais cidades do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso fazem parte do Pantanal?

Se a resposta for “não”, não se preocupe, estamos aqui para te apresentar as características únicas dessas cidades e assim te ajudar na montagem do roteiro de viagem perfeito pelo Pantanal, conhecendo as belezas únicas que a região abriga, além de suas atrações turísticas, é claro!

Pantanal Sul e Pantanal Norte

O Pantanal possui um pouquinho mais de 150 mil km2 de extensão, as quais se dividem entre o Pantanal Sul, no Mato Grosso do Sul, e o Pantanal Norte, no Mato Grosso. A região sul tem suas atividades voltadas ao ecoturismo, já a região norte, a pesca.

PACOTES DE VIAGEM PARA BONITO 

Quais cidades do MS fazem parte do Pantanal?

Miranda MS

A cidade de Miranda está um pouco mais afastada das demais cidades que fazem parte do Pantanal e tal característica, faz deste o destino perfeito para quem quer desfrutar de momentos de paz e tranquilidade em meio a natureza.

E em meio a natureza da região você também pode desfrutar de bons momentos de diversão através dos passeios oferecidos pelo município, tais como: trilhas, cavalgadas, passeios de barco, safáris fotográficos e muitos outros. Inclusive, a Fazenda San Francisco, está entre as nossas indicações, ela oferece atrações imperdíveis e ainda funciona como pousada, oferecendo ótimas opções de hospedagem.

E por falar em hospedagem, essa não é a sua única opção, pois o município está repleto de construções históricas que foram criadas por volta do século 20, no entanto, ainda se encontram altamente preservadas, por isso, funcionam como pousadas e hotéis. Elas possuem em sua decoração traços rústicos que retratam o Pantanal sul-mato-grossense.

Aquidauana MS

Coladinho com o município de Miranda, está Aquidauana, uma cidadezinha acolhedora e que oferece uma grande variedade de atrações e passeios para aqueles que amam a natureza, entre eles, podemos citar: a pesca de peixes nativos, passeio pelos parques naturais da cidade, visita a aldeias dos indígenas que vivem na região, além de banhos e a prática de esportes em seus rios.

Corumbá MS

Além de fazer divisa com a Bolívia, Corumbá também é considerado como a porta de entrada do Pantanal. No total, o município possui cerca de 105 mil habitantes e além dos seus passeios em meio a natureza, o destino tem recebido turistas interessados em conhecer seus atrativos históricos e culturais.

Você já ouviu falar da Estrada Parque Pantanal? Pois bem, ao todo, são 120 km de uma estrada nada convencional. Durante todo o trajeto existem mais de 70 pontes que se transformam em observatório das diversas espécies de animais que vivem nessas regiões.

A melhor época do ano para realizar este passeio divide opiniões tendo em vista que nos meses marcados pela chuva há o privilégio de se observar as áreas alagadas, já nos meses de maio a setembro, período de estiagem, fica mais fácil fazer o trajeto na região.

Cidades no Pantanal norte

Poconé MT

É através do município de Poconé que se tem o principal acesso para a Estrada Transpantaneira onde as belezas naturais estão por toda a parte, afinal, além da vegetação preservada às margens da estrada, as espécies de animais comuns na região costumam aparecer. No total, são 150 km de extensão e de muita aventura, a qual está cercada por ótimas pousadas.

A Estrada Transpantaneira é uma das principais atrações do município de Poconé, percorrendo-a você tem a chance de viver experiências únicas que somente esta que é uma das áreas de maior biodiversidade do planeta pode proporcionar. Além de poder observar de pertinho as belíssimas paisagens do Cerrado, espécies como: veados, jacarés, capivaras, gaviões, garças, entre outras espécies, costumam aparecer deixando o seu passeio ainda mais especial.

Cáceres MT

Se você não perde uma pescaria, Cáceres é o destino ideal para você pois a sua localização privilegiada, às margens do Rio Paraguai, faz com que esse seja um dos principais pontos de pesca de todo o Pantanal. Inclusive, lá acontece o Festival Internacional da Pesca, envolvendo competições, feiras e shows.

A pesca esportiva é a grande protagonista, milhares de turistas vão até Cáceres justamente por esse motivo, no entanto, essa não é a única atração do destino, a contemplação de animais e da vegetação, o percurso de trilhas, além da oportunidade de se refrescar nas cachoeiras, lagos e balneários da região também são ótimas opções.

Barão de Melgaço MT

Barão de Melgaço se trata de uma pequena cidade, com um pouco mais de 10 mil habitantes, porém com um alto potencial turístico e cultural. As margens do Rio Cuiabá e por volta do século 19 a arquitetura colonial começava a deixar suas marcas na região que se mantém até os dias atuais.

Essa foi uma das mais importantes regiões açucareiras do Brasil e hoje em dia é bastante importante em relação ao turismo. Suas principais atividades oferecidas são o safári fotográfico e a focagem noturna que possibilita a contemplação de animais de hábitos noturnos.

Visite Bonito MS

Se você quer conhecer o Pantanal, certamente você aprecia o contato com a natureza, sendo assim, indicamos outro destino de belezas naturais e muita aventura. Estamos falando de Bonito MS, que inclusive está bem pertinho do Pantanal e disponibiliza mais de 50 opções de atividades, tais como: trilhas, cachoeiras, flutuações, mergulhos, tirolesas e muito mais!

×