Descubra as belezas do Pantanal na Estrada Parque

A Estrada Parque passa pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense e dá passagem a região da Nhecolândia e do Rio Negro. Esse caminho foi criado para dar acesso a Corumbá, mas há 28 anos tem ligação com o turismo e é principalmente um local de preservação ambiental muito importante. Trouxemos a história dessa estrada e também dicas para você que quer conhecer a beleza Pantaneira do Mato Grosso do Sul!

Antes de ser a Estrada Parque, era o único acesso depois de Miranda ao interior de Corumbá, até 1986, quando a BR-262 foi asfaltada e inaugurada pelos Militares, então, em 1993 o governador divulgou um decreto determinando que as antigas rodovias MS-184 e MS-228 ganhassem o título de Estrada Parque, também chamadas de Estrada Interação, Estrada Boiadeira e Estrada da Manga.

Os períodos de chuva acontecem de outubro a março quando a região alaga e fica tomada por lama, é recomendado que nesse período você vá com carros 4×4. Do mês de março ao mês de junho acontece a vazante na qual ocorre a baixa dos lagos e a estrada começa a aparecer. Ainda nessa época é melhor ir de carros altos. Na estação de seca, de julho a setembro todos os carros passam e podem aproveitar bastante.

Por essa estrada atravessa-se o coração do Pantanal e assim conhece toda fauna e flora exuberante dessa região, possui por 72 pontes de madeira e são 116 quilômetros de estrada de terra. Nessa Região existem paisagens como serras e campos, de corixos ao Rio Paraguai, além dos animais que sempre são vistos nessa estrada como: onças, lobinhos, capivaras, jacarés, cobras e muitas aves de espécies variadas. Quem realmente tiver vontade de conhecer essa estrada, sugerimos ir sem pressa, curtindo a paisagem.

Foto: Edemir Rodrigues
Foto: Rafael Hoogesteijn
Foto: Silvio Andrade

Como chegar?

A Estrada Parque faz parte do município de Corumbá-MS, na qual é formada pela MS-228 e a MS-184 e liga a cidade ao cruzamento na BR-262, ponto nomeado de Buraco das Piranhas. Há duas opções para acessar a Estrada Parque: Saída de Miranda e saída de Corumbá.

 Saindo de Campo Grande pela BR-262 diretamente a Corumbá atravessa as cidades de Aquidauana, Anastásio e Miranda, até o Buraco das Piranhas, então vira-se à direita na estrada de terra.

Saindo de Bonito em direção a Bodoquena, você atravessa as cidades de Bodoquena e Miranda, até encontrar a BR-262, continua até chegar no Buraco das Piranhas, onde tem uma base militar ambiental e então continua pela estrada de terra.

Saindo de Corumbá na direção de Campo Grande, há um trevo chamado “Lampião Aceso” há alguns km do centro, onde se inicia a MS-228, primeiro trecho da Estrada Parque, e depois disso é só curtir as belezas desse Bioma.

Foto: Lucimar Couto
Foto Lucimar Couto

O percurso até a estrada pode ser feito com carros, ônibus regular de linha e veículos de turismo. Se você pegar um ônibus regular, precisará comprar sua passagem até a MS-184, Buraco das Piranhas, onde há opções de hospedagem no Pantanal, e também, você tem a opção de camping pela estrada.

Após 44km de estrada de chão você percorrerá a famosa Curva do Leque, logo adiante irá se deparar com o Rio Paraguai, onde fará uma travessia de balsa. Aliás, o funcionamento da balsa ocorre das 07:00 às 17:00, por isso aconselhamos que tenha cuidado com os horários.

pantanal-ms25
Foto: Amandina Morbeck.

Agora que você conhece um pouco sobre a Estrada Parque, aproveite as nossas dicas para curtir o Pantanal, na dúvida entre em contato com um de nossos agentes pelo Telefone: (67) 3255-3898.

Agradecemos a colaboração do guia de turismo: Max Areco.

×