Ecoturismo em Bonito MS

Quem é que não ama turistar e conhecer novos lugares pelo mundo afora?! Viajar é tudo de bom e, em se tratando de turismo ecológico, melhor ainda. O ecoturismo em Bonito MS, por exemplo, atrai visitantes de todas as partes do país e do mundo, e todos eles se encantam com as maravilhas dessa região localizada no Mato Grosso do Sul!

Ecoturismo em Bonito MS

Flutuação, trilha com cachoeiras, grutas secas e inundadas, animais silvestres em seu habitat natural e uma natureza preservada onde você pode nadar em rios de águas tão limpas que é possível ver todos os peixes à sua volta. Parece um sonho, mas é isso o que o turismo sustentável bonitense lhe proporciona!

Mas nem sempre foi assim. Aliás, o ecoturismo em Bonito MS como é conhecido hoje é uma atividade consideravelmente recente, pois até a década de 80, por exemplo, apenas moradores e estudiosos conheciam o local.

Nesse tempo, imagine que toda essa região, ainda inexplorada turisticamente, era apenas uma área rural sem fins lucrativos. Hoje, porém, a cidade, que possui menos de 30 mil habitantes, se tornou conhecida como a capital do ecoturismo brasileiro.

Nos últimos anos, o ecoturismo em Bonito MS registrou recordes de visitas, não apenas pelas belezas naturais, mas pelo controle de visitantes por atrativo, evitando aglomerações, um cuidado recomendado durante e após a pandemia do COVID 19.

1869: A primeira fazenda de Bonito

O que o Mato Grosso do Sul mais tem são terras a se perderem de vista e, no caso de Bonito, o primeiro morador foi um Capitão chamado Luiz Falcão, dono de uma fazenda bonitense chamada Rincão Bonito, isso na segunda metade do século XIX.

Naqueles tempos, a ideia de ecoturismo em Bonito MS nem existia. O interesse era apenas habitacional e agropecuário. Depois disso, funcionou assim:

  • em 1915, a região é um distrito do município Mirandense
  • em 1948, Bonito ganha independência e se torna uma cidade
  • a partir de 1970, são feitas as primeiras descobertas turísticas

Diante de rios cristalinos, cavernas e cachoeiras calcárias, os fazendeiros não tiveram dúvidas de que o ecoturismo em Bonito MS poderia ser uma “galinha dos ovos de ouro” e, a partir de então, deu-se início ao investimento nas atividades turísticas.

  • 1980: cientistas e ecologistas visitam a Gruta do Lago Azul
  • 1985: é instalada uma grade visando o impedimento do acesso desenfreado de visitantes à Gruta do Lago Azul
  • 1990: início do turismo na Aquário Natural Baía Bonita, Rio Sucuri e Rio do Peixe

Até aí, contudo, o acesso aos balneários não era controlado, ou seja, as pessoas entravam e saíam quando bem entendiam.

1995: Voucher Único

É isso mesmo. O controle e limitação de visitas às atrações turísticas de Bonito, Mato Grosso do Sul, começaram há menos de 3 décadas! Em 95, o Conselho Municipal da cidade instituiu o Voucher Único, sem o qual ninguém poderia acessar os pontos turísticos dessa região da Serra da Bodoquena.

Além disso, visando ao ecoturismo em Bonito MS, tornou-se obrigatório por lei que o acesso aos rios, grutas, cachoeiras e demais atrativos turísticos só seria permitido com guias de turismo acompanhando os visitantes.

Criação de Associações

O turismo ecológico em Bonito também se consolidou com a ajuda de associações entre restaurantes, bares, atrativos turísticos, hotéis e guias de turismo, as quais proporcionam um fortalecimento da comunicação do trade.

Tudo isso mostra que o aumento da procura pelo ecoturismo em Bonito MS bem como da própria oferta de opções turísticas foi uma conquista alcançada tanto pelo poder público quanto pelas iniciativas locais.

A principal questão aqui é a responsabilidade com esse destino turístico tão incrível e procurado pelas amantes da natureza. O objetivo é não se acomodar e estar sempre pensando na questão ambiental, de modo que se possa sempre oferecer um serviço de qualidade e excelência.

Do Turismo Raiz ao Turismo de Lazer

Sim! Quando as belezas naturais de Bonito começaram a ser vistas com um olhar turístico e não apenas por pesquisadores e moradores locais, o turista “raiz” foi o tipo de visitante principal que se observou por aqui. Em outras palavras, o turista aventureiro, que gosta de explorar a natureza, se sujar, percorrendo trilhas mata afora em um contato íntimo com a flora regional.

Com o passar do tempo, porém, o ecoturismo em Bonito MS começou a atrair também outro tipo de público, aquele que simplesmente vem em busca de lazer. Neste caso, tratam-se de visitantes que buscam descanso, almejando por uma visita agradável aos pontos turísticos e, com isso, atualizarem, por exemplo, suas fotos nas redes sociais.

Conheça Bonito MS!

Ainda não visitou a capital do ecoturismo? Então, bora providenciar essa viagem para Bonito o quanto antes! Fale agora mesmo com a nossa agência de turismo e organizaremos um pacote com os melhores atrativos bonitenses para você, incluindo hospedagem e transporte!

×