Estrada Transpantaneira

Nomeada como Rodovia MT-060, mas apelidada carinhosamente pelos brasileiros, em especial os moradores próximos da região, como Estrada Transpantaneira, um nome um tanto curioso, não é mesmo?! Mas não poderia ser diferente, afinal, estamos falando de um percurso nada convencional, tendo em vista as belezas naturais e as aventuras a serem realizadas ali.

Estrada Transpantaneira

A Estrada Transpantaneira possui cerca de 150 km de extensão, que ligam o pequeno município de Poconé, no Mato Grosso, a Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá, na divisa com o Mato Grosso do Sul. E é um dos principais atrativos da região.

Esses quase 150 km são de estrada de chão, que nem sempre se encontram nas melhores condições de percurso, devido às chuvas e demais eventos climáticos. Porém, são essas características que tornam o passeio na Estrada Transpantaneira ainda mais divertido, principalmente para aqueles que não dispensam momentos de adrenalina.

E toda a estrada é cercada, ou melhor, enfeitada pela vegetação pantaneira, que além de belíssima também é o habitat natural de diversos animais, então se prepare para contemplar espécies comuns da região, tais como: veados, capivaras, jacarés, garças, gaviões, martins-pescador e diversas outros bichos que vivem nesta região tão rica e privilegiada.

Como é a viagem na Estrada Transpantaneira?

Essa é uma experiência incrível pois lhe permite conhecer de perto as belezas do Pantanal presentes na vegetação e também nos animais propícios a cruzar o seu caminho. E tudo isso no conforto do seu carro e com as suas melhores companhias, sejam elas familiares ou amigos, que deixam sempre tudo ainda mais especial.

Vale destacar que durante todo o trajeto você passará por 125 pontes, inclusive estamos falando da estrada com o maior número de pontes do mundo, pontes essas que se transformam em mirantes para uma observação melhor da majestosa natureza ao redor.

Mas além das atrações naturais a serem contempladas, você também encontrará ótimas opções de restaurantes que servem pratos típicos da região e outras delícias, afinal, nada melhor que uma pausa para o lanchinho, não é mesmo?! Ah, e você também se deparará com ótimas opções de pousadas.

Qual a melhor época do ano para conhecer a Transpantaneira?

Este é um assunto que divide opiniões, tendo em vista que a região possui as características das estações do ano bem definidas. Sendo assim, falaremos um pouquinho a seguir sobre as diferenças entre cada época do ano na Estrada Transpantaneira.

Os meses de outubro a março são marcados pelas fortes e prolongadas chuvas, fazendo com que lagos temporários apareçam e lagos e rios que não são temporários tenham seus níveis aumentados. Além disso, nessa época do ano a vegetação ganha ainda mais vida e recebe um tom de verde ainda mais deslumbrante.

Em contrapartida, os meses de abril a setembro são marcados pela estiagem, período em que a região recebe pouca ou quase nenhuma chuva. Sendo assim, as águas costumam estar mais baixas e a vegetação recebe características de uma paisagem mais seca, marcada inclusive, por pontos de bastante poeira durante o trajeto.

Ah, e não podemos deixar de salientar que durante a seca os animais costumam formar seus grandes bandos e sair em busca de alimento e água também, sendo facilmente vistos. Fenômeno que não acontece no período das cheias pois nesse período do ano há alimento com fartura e mais espaço para nadar.

Cultura na Transpantaneira

Se você gosta de conhecer de perto a cultura dos moradores das cidades por onde viaja, certamente a cultura dos pantaneiros que vivem à beira da Estrada Transpantaneira vai te interessar, afinal, se os animais estão por toda a parte como as pessoas vivem?!

A verdade é que elas se acostumaram com isso, inclusive, são nas águas repletas de jacarés e piranhas que muitos moradores se arriscam para levar alimento ao seus lares. Mas eles não deixam de se divertir também, nos dias quentes as prainhas que se formam a beira da estrada recebem diversas famílias que além de se divertir, também procuram se refrescar.

É possível chegar a Bonito MS através da Estrada Transpantaneira?

Percorrer a Estrada Transpantaneira realmente é uma experiência única, mas precisamos alertá-lo de que se você estiver com a intenção de percorrê-la para chegar até a cidade de Bonito MS, infelizmente não existe a menor possibilidade.

Entendamos um pouquinho do “por quê” isso não é possível. A Estrada Transpantaneira fica a cerca de mil quilômetros de distância da Serra da Bodoquena, região onde está localizada a cidade de Bonito MS. Deste modo, apesar da rodovia ligar o Mato Grosso ao Mato Grosso do Sul, ainda sim ela está consideravelmente longe de Bonito.

Para se ter uma ideia, partindo de Poconé MT na Transpantaneira, seria necessário se deslocar até Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, e só então seguir rumo a Bonito, por meio de um trajeto de cerca de 300 km que resultam em uma viagem de 3 horas.

Sendo assim, conclui-se que não vale a pena realizar esse percurso para chegar até Bonito, a menos que a intenção seja de estar passando por dois estados. Caso contrário, se o objetivo for visitar a cidade bonitense e também a região pantaneira, temos uma sugestão que talvez seja melhor.

Indicamos que você parta de Campo Grande com o destino direto a cidade de Bonito e depois visite algum município próximo que esteja integrado com o Pantanal, como por exemplo, Miranda, Aquidauana e Corumbá que também são ótimas cidades para passear e estar em contato com a natureza.

Perguntas frequentes:

Como chegar na Transpantaneira?

Para percorrer a Transpantaneira você tem duas opções principais, a primeira delas é alugar um veículo na cidade em que você desembarcar do avião e a segunda consiste na contratação de uma agência de turismo que cuida de cada detalhe para que não haja perrengues em sua viagem.

É perigoso?

Não dá para negar que se trata de uma área habitada por animais selvagens, deste modo, não saia do carro sem ter certeza de que está em um lugar seguro, lembre-se o visitante no Pantanal é você! Outra coisa, não ofereça alimento nem nenhum tipo de bebida aos animais.

E ai, bora tirar essa viagem do papel juntos?! Será um prazer te ajudar nesta missão e tornar a sua experiência na Estrada Transpantaneira ainda mais especial!

 

×