Fervedouro em Bonito MS

Uma piscina natural ou poço de águas cristalinas que passam a impressão de estarem “fervendo” devido à pressão com que saem do solo e, ali, você simplesmente pode tomar um banho relaxante em meio à natureza. Quer saber se tem fervedouro em Bonito MS? Neste conteúdo você descobre e ainda confere dicas relacionadas ao assunto!

Fervedouro em Bonito MS

Na capital do ecoturismo sul-mato-grossense, os passeios aquáticos nos rios, lagos e lagoas praticamente transparentes, são a atração principal para visitantes de todo o mundo. Rica em calcário, as águas fluviais bonitenses e de toda essa região da Serra da Bodoquena, permitem a visibilidade total no Rio Baía Bonita e no Rio Sucuri, por exemplo.

É justamente por esse ser um destino turístico conhecido internacionalmente pelas atividades de turismo ecológico que muitas pessoas procuram por fervedouro em Bonito MS, onde você encontra sim duas ocorrências desse fenômeno das águas em fervura.

Porém, diferente dos fervedouros do Jalapão, que são poços isolados de menor profundidade, os do Mato Grosso do Sul ocorrem nos próprios rios e não são tão rasos assim. Saiba dos detalhes nos tópicos seguintes.

Fervedouro no Rio Azul, Bodoquena

Os passeios em Bodoquena MS também são vendidos pelas agências de turismo de Bonito e a flutuação nas Nascentes da Serra é um deles, a qual acontece no belíssimo Rio Azul, onde, em 2022, foi descoberto um fervedouro de 6 metros de profundidade.

Várias fotos já foram feitas no local, onde uma modelo praticou o mergulho livre (sem equipamento), e revelando ao mundo essa incrível descoberta. Essa, então, seria a primeira opção aos que têm interesse por fervedouro em Bonito MS, no caso, na cidade vizinha a 70 km – em média 1 hora de carro.

Fervedouro no Rio da Prata

Uma das melhores flutuações de Bonito é realizada no Recanto Ecológico do Rio da Prata, a 50 km de Bonito, na cidade de Jardim. Nesse passeio, você poderá ver a água de uma nascente brotando do solo e, portanto, oferecendo resistência para que seu corpo afunde – uma experiência pra lá de divertida!

Sim, o adjetivo mais utilizado para quem experimenta um fervedouro pela primeira vez, em especial, é “divertido”, pois geral dá muita gargalhada no meio das bolhas de ar que se formam pela pressão da água dos aquíferos no subsolo.

Fervedouro da Nascente Azul, Bonito

A pouco mais de 30 km do centro da cidade, existe outro local para flutuação, a Nascente Azul, que, mesmo nos dias chuvosos, se mantém com suas águas límpidas e cristalinas. Essa é uma opção de fervedouro em Bonito MS que lhe permite a tentativa de atingir o fundo da nascente enquanto seu corpo é empurrado na direção contrária sentido superfície.

A única questão é que na Nascente Azul, o fundo possui várias pedras, então a água não chega a borbulhar como é de praxe nos fervedouros tradicionais que formam as piscinas de “hidromassagem” naturais se assim podemos dizer.

É importante ressaltar que entre as atrações turísticas de Bonito MS, fervedouros não se encontram nas categorias disponíveis, mas sim outros esportes como mergulho de cilindro e snorkeling.

Como (e onde) se formam os fervedouros

Já que estamos falando de fervedouro em Bonito MS, é interessante aprendermos a respeito.

Um fervedouro é uma formação geológica típica de regiões de nascentes de águas termais, onde a água quente sobe à superfície em forma de bolhas, gerando uma espécie de “piscina” natural.

Essa formação acontece quando a água subterrânea é aquecida por rochas quentes, fazendo com que ela se expanda e suba em direção à superfície. Ao encontrar uma camada de rochas impermeáveis, a água quente é forçada a sair em pontos específicos, formando os fervedouros.

Os fervedouros são característicos de áreas geotérmicas, como as encontradas no Brasil, em regiões como Jalapão (Tocantins) e Bom Jardim de Goiás. Além de serem um belo espetáculo natural, são também locais que possuem uma grande importância cultural e turística.

É por isso que não há esse tipo de fervedouro em Bonito MS, onde predominam as formações rochosas frias calcárias.

Bonito tem águas termais?

Em Bonito, as rochas sedimentares e cristalinas presentes no subsolo não apresentam uma grande quantidade de calor interno acumulado, o que dificulta a formação de águas termais e, consequentemente, dos clássicos fervedouros. Outro ponto é que a região sul-mato-grossense não está situada em uma zona de intensa atividade geotérmica, o que também contribui para a ausência desse tipo de água na região.

Na verdade, as águas de Bonito são bem frias, porém não geladas. No fervedouro da Nascente da Serra, por exemplo, citado mais acima, a temperatura fica por volta de 21º, permitindo o mergulho em apneia.

Saiba mais sobre Bonito e região!

Confira outros conteúdos super informativos aqui mesmo no blog da Viva Bonito. Aproveite e entre em contato para falar com um agente de turismo e reserve seus passeios!

×