Inverno em Bonito MS

Inverno em Bonito MS: O que você precisa saber

Bonito é aquele tipo de cidade que é completamente encantadora, não importa qual seja a época do ano.

Assim como em todas as épocas da ano, o inverno em Bonito tem as suas maravilhas, principalmente em relação aos dias mais frios para fugir da onda de calor, mas não é apenas isso que essa pequena cidade do Mato Grosso do Sul tem a oferecer, por isso fique com a gente para saber mais sobre Bonito no inverno!

Como é a temperatura de Bonito no inverno?

O inverno em Bonito ocorre entre junho e setembro e nesse período as temperaturas variam entre 15° a 25° graus.

Quais as vantagens de conhecer Bonito durante o inverno?

Além do maravilhoso clima ameno, existem várias outras vantagens de visitar Bonito durante o inverno, sendo elas

1 – Período de baixa temporada

Uma das grandes vantagens de visitar Bonito no inverno é que a maior parte desse período é considerado baixa temporada, o que significa que a cidade fica mais vazia e os passeios ficam mais em conta.

É claro que com exceção do mês de julho por ser férias escolares e feriados prolongados que são períodos de alta estação.

2 – Inverno é a estação que menos chove

Durante o inverno a precipitação de chuva é baixa, continuando assim até a primavera e por causa disso as águas dos rios e lagos se tornam ainda mais cristalinas com uma visibilidade incrível.

3 – A temperatura da água nas nascentes não baixam

Apesar de as temperaturas ficarem mais baixas durante o período do inverno, a temperatura das nascentes, rios e lagos permanece a mesma, isso mesmo a temperatura não muda se mantendo em 22° graus, mas se você for do tipo que sente frio rápido,isso não nada que uma roupa de neoprene não resolva.

4 – Temperaturas Agradáveis

Se você não é muito fã do frio extremo que muitas regiões enfrentam no inverno e está preocupado que em Bonito seja assim, vamos logo te dizer que não é.

Apesar de esfriar durante a noite e ser necessário o uso de um agasalho, a temperatura durante o dia é bem agradável sendo possível fazer tranquilamente os passeios ao ar livre.

O que levar?

Às vezes escolher o que levar para a viagem pode ser difícil, mas para te ajudar vamos falar uma lista de itens essenciais para visitar Bonito no inverno

  • Roupa de banho
  • Roupas leves de exercício
  • Casacos, toucas e bota
  • Tênis de caminhada que possa ser molhado
  • Roupa de neoprene
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Chinelos
  • Óculos de sol
  • Boné
  • Câmera fotográfica e caso você não tenha, o celular com uma capa a prova d’água funciona direitinho
  • Mochila para levar pertences, toalha e roupa extra para os passeios

Quais os melhores passeios para curtir no inverno?

Como a gente disse mesmo no frio, a temperatura dos lagos e das nascentes não muda e a água fica cristalina pela falta de chuva, por isso nada melhor que apostar nos passeios aquáticos para você aproveitar ao máximo sua visita a cidade do ecoturismo.

1 – Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é um dos passeios mais incríveis de Bonito, sendo uma mistura de beleza e adrenalina.

Para começar, o verdadeiro atrativo que é o lago em que pode ser feito o mergulho e a flutuação fica dentro de uma caverna e para ter acesso é preciso descer os 72 metros de distância ,entre a entrada e o deck flutuante, em um rapel elétrico.

O lago é algo surpreendente, com suas águas cristalinas, extensão de mais de 120 metros, com 82 metros de profundidade com uma verdadeira floresta de cones calcários e outras formações rochosas, é algo que aqueles que vão a Bonito não podem perder de jeito nenhum.

2 – Mergulho na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é um passeio incrível de Bonito de uma beleza sem igual. O nome vem por que até hoje ninguém sabe qual a profundidade exata da lagoa, sendo 220 metros o mais profundo descoberto.

Por ser aberta apenas nos meses de maio a agosto é uma opção incrível para se fazer no inverno, podendo ser feita nele a flutuação ou o mergulho.

O melhor é que se você quer muito praticar o mergulho mas nunca tentou, na Lagoa Misteriosa tem 3 diferentes níveis, que são: mergulho de batismo que vai até 8 metros ideal para quem nunca mergulhou, mergulho autônomo básico que mergulha até 18 metros sendo necessário certificação e por último o mergulho avançado que exige certificação e experiência anterior sendo possível explorar até a profundidade de 30 metros!

A lagoa tem uma linda paisagem com peixes, feixes de luz, paredões rochosos e 2 abismos que dividem a lagoa e tem um tom tão azulado e bonito que parece algo saído diretamente de um sonho.

3 – Flutuação no Rio da Prata

A flutuação no Rio a Prata acontece em uma fazenda próxima ao centro da cidade, sendo um passeio incrível para passar um tempo na natureza enquanto conhece um pouco mais das belezas de Bonito.

Tudo começa com os participantes sendo levados por uma trilha em que os visitantes podem apreciar toda a beleza da flora e fauna próxima ao rio, e então eles são levados até onde a atividade acontece e depois de uma breve explicação do guia a flutuação começa.

Um dos motivos pelo qual esse passeio é escolhido pelos visitantes é por causa da diversidade de animais e plantas do rio que os visitantes podem observar enquanto as leves correntezas do rio carregam os participantes.

Em certo ponto as águas dos rios da Prata e Olho D’água se encontram sem se misturar sendo um cenário único, depois disso você pode escolher voltar para a sede do atrativo em um barco a motor, finalizando um passeio incrível.

4 – Museu subaquático de Bonito

O Museu Subaquático de Bonito, fica na nascente azul e é o primeiro museu de água doce do mundo!

Durante o mergulho nessas águas azuis os visitantes podem ver as estátuas com temas que abordam temas atuais relacionados ao meio ambiente e essas estátuas depois podem servir como abrigo para os peixes, sendo um passeio inesquecível.

5 – Cachoeira Boca da Onça

A Cachoeira Boca da Onça é um complexo repleto de atividades com rapel, trilha e claro as cachoeiras, sendo um passeio incrível para o inverno.

No rapel que é considerado o maior de plataforma de todo o Brasil, você pode descer o paredão de um cânion em negativo, ou seja, sem ter contato com a rocha para preservar a integridade da formação geológica.

O rapel é um passeio incrível de aventura, ele é realizado no Cânion do Salobra e aos 90 metros de altura você pode ver toda a beleza da região, sendo algo completamente inesquecível.

Mas se você não é do tipo que ama adrenalina, não precisa se preocupar nas cachoeiras você também pode fazer uma trilha que te levará para conhecer toda a beleza das 8 cachoeiras e das piscinas naturais enquanto você pode absorver toda a beleza da vegetação e se banhar nas águas das cachoeiras.

Festival de Inverno

Além dos passeios maravilhosos que a gente citou, nesse período do ano Bonito é palco do seu próprio festival, chamado Festival de Inverno de Bonito.

Esse festival que acontece anualmente, é realizado na Praça da Liberdade bem no centro da cidade e tem duração de até 5 dias. Por ser um evento gratuito com uma grande variedade de programação é algo que você não deve perder quando for visitar Bonito no inverno.

O Festival de Inverno de Bonito traz shows de cantores nacionais, peças, danças, exposição de literatura, moda, artesanato, oficinas de gastronomia, palestras e exposições de artes plásticas e de fotografia!

Agora que você sabe que o inverno em Bonito é em sua maioria período de baixa estação, tem uma temperatura agradável, águas incrivelmente cristalinas e seu próprio festival não deixe para depois venha visitar a cidade do ecoturismo do Mato Grosso do Sul, e para organizar suas férias do jeitinho que você quer entre em contato com a Viva Bonito.

×