Quando você visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma das atrações turísticas à sua disposição é a cachoeira do Sinhozinho, que faz parte do circuito da Estância Mimosa. Esse nome, porém, remete a um fato histórico e também lendário muito conhecido na cidade: a lenda do Sinhozinho, que você poderá conhecer a partir de agora com todos os detalhes!
Lenda do Sinhozinho, Bonito MS
Quem mora na roça já está acostumado com os famosos “causos”, histórias que principalmente os mais antigos contam sobre aparições e que muita gente confirma também já ter visto. No caso da lenda do Sinhozinho de Bonito MS, uma parte é verdade e a outra, cheia de mistérios, acredita quem quiser.
O que se conta por essas bandas que hoje é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil é que o Sinhozinho, um curandeiro que realmente faz parte da história de Bonito, prendeu uma cobra gigantesca em uma das cavernas da região. No lugar onde a serpente foi aprisionada, Sinhozinho colocou uma santa cruz, que não deve ser retirada de lá e, caso alguém remova essa cruz, a serpente será solta e aterrorizará a cidade.
Muitos palpitam que a caverna onde a cobra gigante está presa seria a Gruta do Lago Azul, que hoje é o cartão postal de Bonito.
Quem foi Sinhozinho, o curandeiro de Bonito MS
Sim. Ele, de fato, existiu. Sinhozinho foi um pequeno senhor, muito simples, por sinal, que apareceu na região de Bonito, curando os enfermos na década de 40. Comparado com o personagem bíblico João Batista, Sinhozinho visitava os bonitenses e utilizava elementos naturais (ervas, cinzas, água) para que os doentes fossem sarados.
Motivando as pessoas a terem fé, o Sinhozinho de Bonito MS, incentivava a todos para que fizessem orações, mantendo um relacionamento com Deus. Porém, à medida que seus métodos foram ganhando fama, isso gerou conflito com os farmacêuticos e até mesmo fazendeiros locais.
Supostamente, as pessoas começaram a seguir Sinhozinho e já não estariam mais interessadas em se matarem trabalhando nas fazendas. Além disso, por estarem sendo curadas de graça por meio da fé, isso teria dado prejuízo às farmácias uma vez que o povo parou de comprar remédios.
O que aconteceu com Sinhozinho?
Simplesmente desapareceu. Alguns dizem que Sinhozinho foi morto pelos que estavam se sentindo “ameaçados” pela notoriedade do curandeiro e, aqui, surge outra parte da lenda do Sinhozinho. Alguns dizem que seu corpo teria sido cortado e cada parte atirada nos rios, o que justificaria a cristalinidade das águas dessa região da Serra da Bodoquena.
Aqui não faz muito sentido essa história porque hoje sabemos que Bonito é uma terra onde predominam as rochas calcárias e é justamente o calcário que torna as águas tão límpidas já que esse elemento faz com que todas as impurezas dos rios se depositem no solo fluvial.
As cruzes de Sinhozinho: um amuleto de proteção dos bonitenses
Voltando à parte da lenda em que Sinhozinho teria aprisionado a serpente gigante em uma das grutas de Bonito, depois disso, o curandeiro haveria espalhado outras cruzes por diversos locais, sendo estas um tipo de amuleto de proteção para os bonitenses. Dessa forma, se um dia a serpente escapar, as famílias protegidas pelas cruzes do Sinhozinho estariam protegidas do monstro.
Atualmente, a única cruz que sobrou fica na própria capela do Sinhozinho, que você pode visitar quando estiver em Bonito, Mato Grosso do Sul, ou seja, se uma hora essa serpente gigante aparecer, está todo mundo lascado. Mas convenhamos, se é que essa cobra um dia existiu, já morreu faz tempo, né.
Gruta do Lago Azul: cemitério de animais gigantes
Uma curiosidade sobre a Gruta do Lago Azul, onde muitos dizem que é o lugar em que Sinhozinho deixou a cobra gigante aprisionada, é que lá, realmente, foram encontradas ossadas de animais de grande porte como uma preguiça gigante e um tigre dente-de-sabre. O ponto turístico passou a ser um patrimônio histórico a partir de tais descobertas e o acesso às suas águas se tornou proibido.
A questão é: será que proibiram as pessoas de nadarem na Gruta do Lago Azul por essas descobertas mesmo ou porque a lenda do Sinhozinho de Bonito MS pode ser verdade? Será que essas águas de tom azul-turquesa tão contempladas todos os anos, além de ossadas de animais pré-históricos, abrigam uma serpente gigantesca em suas profundezas?
Seja como for, é melhor acreditar que tudo não passa de uma lenda. Lembrando que existem outras cavernas em Bonito e até mesmo um abismo, que também possui um lindo lago azulado em seu interior.
Bonito espera por você!
Deixando as lendas de lado, vamos aos fatos: Bonito é um lugar lindíssimo e encantador. Aqui você vai se divertir e ficar maravilhado(a) com as belezas naturais dessa região paradisíaca. Fale agora mesmo com um agente de turismo e agende sua viagem!