Quem pratica o mergulho uma vez, não consegue parar mais, afinal, não se trata de uma atividade habitual como as demais, pois cada mergulho é um mergulho, se trata de uma experiência única e um universo subaquático diferente a ser desvendado. E qual será o melhor lugar para mergulhar no Brasil em?!
Sabemos que em todas as regiões do país podemos encontrar ótimos pontos para a prática de mergulho, os quais se diferenciam em quesitos como: cor, temperatura e profundeza, por exemplo e também a categoria de mergulho permitida em cada local. E levando em consideração todos esses pontos existe uma cidade brasileira que se sobressai, conheça-a agora.
Qual o melhor lugar para mergulhar no Brasil?
Felizmente, não é necessário ir tão longe para encontrar um bom lugar para mergulhar, pois o nosso território nacional oferece ótimas opções. Lembrando que eles não estão restritos somente às praias, inclusive, um dos mais procurados do país oferece o mergulho em lagos, rios e até grutas, sendo um diferencial, estamos falando de Bonito MS, veja mais a seguir.
Bonito MS
Se você gosta de praticar mergulhos fluviais, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, sem dúvida, se destaca entre as demais. Para quem não conhece, os mergulhos fluviais são aqueles realizados em rios de águas cristalinas, exatamente como os rios Bonitenses são!
Para sermos mais exatos, as águas de Bonito são as mais cristalinas do Brasil, e tal característica torna o passeio ainda mais especial, tendo em vista que deste modo a visibilidade debaixo d’água é excelente, contribuindo assim com a observação de espécies de peixes e também de plantas aquáticas.
Além de ser muito indicada para a prática de mergulho, Bonito também é considerada como a capital do ecoturismo no Brasil e reconhecida mundialmente pela sua grande diversidade entre espécies da fauna e da flora, suas cachoeiras e os rios cristalinos, onde você pode mergulhar, que tal conhecê-los agora?!
Quem pode mergulhar em Bonito MS?
Todos os públicos podem realizar a prática de mergulho em Bonito, isso porque a cidade oferece diversos pontos para realização da atividade com disponibilidades que vão desde iniciantes e/ou pessoas que nunca mergulharam, até mergulhadores profissionais e que possuem certificado.
E entre as categorias, a diferença está principalmente entre a profundidade a ser atingida, tendo em vista que quanto maior a certificação maior a profundidade disponível a ser desbravada. No entanto, vale lembrar, que independente da profundidade, o mergulho em si é uma experiência única.
Onde mergulhar em Bonito MS
Conheça agora alguns dos pontos de mergulho em Bonito e as suas singularidades que fazem deste um dos destinos mais interessantes para a prática de mergulho.
Abismo Anhumas
O mergulho no Abismo Anhumas já começa com muita adrenalina, visto que estamos falando de uma espécie de caverna alagada e para acessá-la é necessário descer por um rapel de plataforma. Já o mergulho em si é uma experiência incrível pois permite observar de pertinho as formações rochosas da caverna. Ah, e crianças a partir dos 12 anos de idade já podem participar, assim como mergulhadores profissionais, a diferença está na profundidade que cada um pode atingir.
Lagoa Misteriosa
Se prepare para mergulhar numa imensidão azul, de águas tão transparentes que a sensação é de estar flutuando. E essas águas, inclusive, não tiveram sua profundidade total descoberta até os dias atuais, por isso, o nome de Lagoa Misteriosa.
Rio da Prata
Aqui além da companhia do instrutor e dos demais praticantes de mergulho, você também estará muito bem acompanhado por cardumes dos mais variados tipos de peixes que vivem no Rio da Prata e que podem ser facilmente vistos em favor de suas águas cristalinas.
Museu Subaquático
Estamos falando simplesmente do primeiro museu submerso de água doce do mundo. Nele, além de águas incrivelmente transparentes, você também encontrará obras de arte feitas por artistas da região e que em conjunto com a natureza, compõem um cenário privilegiado.
Fernando de Noronha PE
Fernando de Noronha abriga uma fauna marinha riquíssima, nela encontram-se mais de
200 espécies de animais aquáticos diferentes, entre eles: golfinhos, cavalos-marinhos, tubarões, além de uma grande variedade de peixes.
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha também é outra excelente opção de mergulho, isso porque possui diversas piscinas naturais com mais de 30 pontos de mergulho entre elas que atendem tanto mergulhadores iniciantes, como os profissionais também. Laje Dois Irmãos, Pedra da Sapata e Cabeça das Cordas são os locais mais indicados por visitantes.
Ilha Grande RJ
O município de Ilha Grande, no Rio de Janeiro conta com belíssimas águas de tons de verde-esmeralda, que de tão cristalinas permitem a observação com facilidade das majestosas estrelas-do-mar, além das diversas espécies de peixes diferentes e coloridos que vivem no local que podem ser vistos em todos os cantos da ilha.
No total, são mais de 800 espécies diferentes tanto da fauna, como da flora que formam uma verdadeira constelação marítima e tornam o mergulho na baía de Ilha Grande ainda mais especial e requisitado tanto por mergulhadores profissionais, quanto para aqueles que estão iniciando na prática também.
Ilha Bela SP
Não é novidade que o litoral paulista está rodeado por belíssimas praias, mas entre elas, Ilha Bela ganha um destaque especial, visto que é um destino e tanto para praticar o mergulho e mais, possui uma grande riqueza tanto na flora, como na fauna subaquática.
Além disso, existe uma grande quantidade de embarcações naufragadas que anteriormente serviram como veleiros, rebocadores e cargueiros e atualmente servem de lar para uma grande variedade de espécies marítimas, entre elas, podemos citar: robalos, estrelas-do-mar, garoupas, ascídias, peixes-borboleta, pequenos peixinhos além dos mais variados tipos diferentes de corais.
Caravelas BA
Caravelas na Bahia conta com 5 maravilhosas ilhas, onde vivem espécies como tartarugas, pargos, badejos, barracudas, enguias, meros, moréias e até mesmo tubarões. Ah, e não podemos deixar de falar dos corais, existem uma infinidade deles no local, por isso, se você ainda não viu essas espécies de pertinho, praticar o mergulho no local é uma ótima ideia.
Além disso, assim como em Ilha Bela, mencionada anteriormente, Caravelas também possui diversos naufrágios e você poderá observá-los bem de pertinho ao realizar o mergulho. Mas fora do mergulho, especialmente nos meses de julho a outro, golfinhos e baleias jubarte aparecem para abrilhantar ainda mais esse cenário.
São lugares realmente incríveis, não é mesmo?! E o melhor de tudo é que eles estão aqui bem pertinho da gente, no nosso próprio país, ou seja, não precisamos ir muito longe, muito menos sair do Brasil para mergulhar em águas cristalinas e desbravar universos subaquáticos.