Miranda MS

Se você gosta de cidades históricas e se interessa pelas culturas locais, especialmente com foco indígena, ao visitar o Mato Grosso do Sul, vale a pena dar uma passadinha em Miranda MS, que está localizada a 203 km da capital Sul-Mato-Grossense Campo Grande. Diferentemente de Bonito, o município mirandense não possui rios de águas cristalinas, mas sim atividades culturais, artísticas, de pesca e históricas.

Miranda MS é uma das cidades que compõem o Pantanal e, nesse sentido, existem algumas fazendas na região onde você pode passar o dia, pernoitar e fazer alguns passeios pantaneiros. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa cidade que é uma das mais antigas do Mato Grosso do Sul!

Cidade de Miranda MS

Fundada no final da primeira metade do século XVI, esse município foi assim nomeado devido ao Rio Miranda, que por ali passa e, inclusive, suas águas se encontram com as do Rio Negro. Ali é onde se encontra a 2ª maior concentração de indígenas do estado e, por isso, a prática de artesanato é bastante comum na região.

Vizinha de Bodoquena e integrante da mesorregião dos Pantanais Sul Mato-grossenses e de Aquidauana, Miranda MS tem mais de 200 anos de história, porém é um lugar que não se desenvolveu ao longo dos anos. É como se o lugar tivesse ficado parado no tempo, subsistindo do turismo, da atividade pecuária e da pescaria.

O que fazer em Miranda MS

Em sua estadia na cidade mirandense, você poderá usufruir de pratos típicos regionais, fazer passeios no Pantanal MS, visitar construções históricas e conhecer de perto esse pequeno município bem como sua cultura indígena. Ciente disso, ao planejar sua viagem, já vá preparado(a) com sua câmera fotográfica, especialmente ao sair para observar a flora e a fauna da região pantaneira, onde você poderá fazer belíssimos registros sem sombras de dúvidas!

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Igrejas antigas e catedrais são típicas de cidades pequenas do interior, especialmente em terras de fazendeiros. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Miranda MS é antiga e, por isso mesmo, encantadora, transmitindo um ar de paz a acalento à alma, bem em frente a praça da cidade e construída com pedras sabão.

Uma dica importante é verificar o horário de funcionamento, pois alguns visitantes relatam que essa igreja mirandense fica aberta à visitação apenas no período noturno. Com toda certeza é um monumento histórico digno de apreciação, portanto não deixe de visitar a Paróquia Nossa Senhora do Carmo!

Usina Açucareira Santo Antônio

Um patrimônio histórico que, infelizmente, se encontra abandonado em meio à mata, mas que garante as mais lindas recordações em fotos. A usina, em ruínas, pode ser visitada livremente durante o dia, já que, à noite não há iluminação no local, e leva os turistas a refletirem sobre as histórias das vidas que um dia ali estiveram.

Esse ponto turístico de Miranda MS é um excelente cenário para quem deseja fazer um ensaio fotográfico mesmo que seja amador. Os únicos sons são o barulho dos animais e do vento tocando as folhagens das árvores, além de ecoar pelas ruínas da Usina de Açúcar Santo Antônio, dando as boas-vindas aos que por ali escolhem passar.

Uma dica importante é tomar cuidado ao fazer a visitação, pois é uma construção abandonada e sua estrutura vem se deteriorando cada dia mais. Muitas pessoas lamentam e não entendem o motivo da antiga usina ainda não ter sido restaurada, se tornando, assim, mais um atrativo de Miranda MS.

Fazenda San Francisco

Uma das fazendas pantaneiras da região, a qual oferece aos visitantes a oportunidade de passarem o dia (Day Use) e também de se hospedarem, opção esta que garante um melhor aproveitamento dos passeios no Pantanal de Miranda MS.

fazenda san francisco pantanal ms

A Fazenda San Francisco pode ser visitada de veículo próprio ou, caso você esteja em Bonito MS, por exemplo, poderá pegar uma van (transporte compartilhado) ou um carro privativo (veículo com motorista particular). É uma atração que trabalha com pacotes e, dependendo de sua escolha, você terá direito a passeios específicos como:

  • Churrasco pantaneiro com apresentação de dança típica
  • Mercedita – passeio de barco no Rio Miranda
  • Caminhada na Trilha da Vazante com visita ao Mirante
  • Canoagem no Pantanal
  • Cavalgada no Cerrado e Pantanal
  • Passeio de chalana com parada para pescaria de piranhas
  • Focagem noturna, de modo a se avistar animais que não são vistos durante o dia
  • Safári fotográfico e trilha suspensa do Carandá

Além das atividades turísticas, a fazenda San Francisco em Miranda MS também atua com a agricultura de arroz irrigado e também com pecuária, assim como a maioria das cidades do interior do Mato Grosso do Sul.

Refúgio Ecológico Caiman

Outra opção para conhecer o Pantanal mirandense e que vale demais o investimento feito, sendo bem mais estruturado do que a Fazenda San Francisco e com 99% das classificações positivas no TripAdvisor.

Aqui você terá a companhia de guias nativos bilíngues, que te acompanham nas seguintes atividades oferecidas no Refúgio Ecológico Caiman:

  • observação de aves
  • passeio de bicicleta
  • onçafari
  • instituto arara azul
  • cavalgada
  • canoa canadense
  • caminhada ecológica
  • focagem noturna
  • safári no Pantanal

Saindo do centro de Miranda MS, você chegará ao seu destino em menos de 1 hora com um clima favorecendo o percurso de 36 km, em média, até o Refúgio Ecológico Caiman.

Museu Ferroviário

Outro monumento histórico de Miranda MS, a estação ferroviária também está abandonada, mas ainda assim é uma verdadeira relíquia arquitetônica e ali funciona, além do museu, a Secretaria de Turismo da cidade.

Você pode ver os trilhos do trem do Pantanal que tinha como destino Corumbá e também há até mesmo vagões nos quais é possível subir embora não seja recomendado pelo risco de se machucar.

Uma informação importante é que o museu ferroviário de Miranda MS pode estar fechado, então já esteja ciente para não se decepcionar. Ainda assim, a visita a esse ponto turístico compensa, em especial se você estiver apenas passando pela cidade já que é uma programação que não tem o costume de tomar muito tempo.

Onde comer em Miranda MS

Caso você não esteja hospedado em alguma fazenda mirandense, vai precisar de um lugar para almoçar ou pelo menos fazer um lanche durante sua estadia ou passagem por aquelas bandas. A seguir, confira alguns restaurantes e comércios para que você tenha onde comer em Miranda MS:

  • Bento’s Bar e Restaurante
  • Restaurante Pantanal
  • Pastelaria Delicias Caseiras
  • Querência Pantaneira

Por ser uma cidade pequena, você não terá dificuldades em encontrar nenhum dos restaurantes citados acima e caso necessite de informações, os mirandenses são super receptivos e poderão lhe indicar a localização exata dos pontos comerciais que você estiver procurando. Quem está vindo de Corumbá também pode comer na lanchonete Zero Hora, que fica na beira da BR 262, sendo que no local também há uma lojinha de souvenirs (lembrancinhas) do Pantanal.

Bom, agora que você já conhece um pouco mais da cidade de Miranda MS e sabe o que vai encontrar por lá, não perca de conferir na prática as informações detalhadas neste conteúdo.

A Viva Bonito está à sua disposição, inclusive com passeios no Pantanal de Miranda, então aproveite a oportunidade e entre em contato agora mesmo para que juntos possamos montar um pacote de passeios incrível para você e sua família!

×