O município bonitense, na região centro-oeste do Mato Grosso do Sul, atrai turistas de todos os cantos, sendo conhecido por seus passeios de flutuação, grutas e cachoeiras, principalmente. Porém, uma atração em especial e diferenciada chama a atenção do público: o museu subaquático de Bonito, um espetáculo artístico debaixo d’água. Saiba mais!
O único museu de água doce do planeta
Sim. É isso mesmo! Já existem outros museus subaquáticos como o de Cancun, em águas salgadas, e que, portanto, se encaixa na categoria de museu submarino. Porém, quando o assunto são águas doces, embora calcárias, o museu subaquático de Bonito é o único de toda a Terra, ou seja, uma raridade!
O atrativo turístico, com profundidade de 4 metros, pode ser visitado na área da Nascente Azul, onde também funcionam os passeios de flutuação e day use de balneário, a 33,2 km do centro de Bonito. Ao visitá-lo, você poderá contemplar esculturas gigantes esculpidas por artistas sul-mato-grossenses, são diversas estátuas submersas que fascinam durante o mergulho com cilindro!
Por que o museu foi criado
Além do turismo, a arte em Bonito também fala alto, podendo ser observada nos diversos trabalhos manuais de artesanato em biscuit, mosaico de porcelana, bolsas em macramê e afins. Considerando as belezas naturais da região, o objetivo do museu subaquático de Bonito é integrar as duas coisas, isto é, o artístico à natureza.
Os artistas responsáveis pelas estátuas submersas abordam em suas obras temáticas que fazem relação com o meio-ambiente, no intuito de que os turistas possam usufruir de uma experiência engrandecedora, de reflexão e aprendizados.
Águas calcárias dão o toque final
É como se o lago onde o museu foi construído abraçasse as esculturas e, a partir daí, estas fizessem parte de um rico ecossistema. As águas calcárias da Nascente Azul, em contato constante com as estátuas, a cada dia modificam sua coloração, que vem ganhando um tom mais claro e um toque que só a natureza sabe dar!
Conheça as exposições do museu
Como o objetivo do museu subaquático de Bonito é a conscientização da relação homem e natureza, as obras ali expostas abordam exatamente esse tema, na exposição que recebeu o nome de Ciclos. Ali, a 4 metros debaixo d’água, ouvindo apenas o som da natureza e do equipamento de mergulho, o silêncio nos leva a repensar sobre as nossas atitudes e o impacto das mesmas em nosso mundo.
Até o momento, há 4 obras em exposição, cada uma com sua mensagem. Saiba quais são elas e o que representam nesse incrível passeio de ecoturismo!
Ego
Com uma expressão de soberba, essa obra do Museu Subaquático de Bonito remete ao egoísmo humano, que, na busca pelos próprios interesses, não pensa nas consequências de seus atos e não se importa com a degradação do meio-ambiente.
Manifesto
Dessa vez, temos uma estátua que traz a releitura do famosíssimo quadro de Munch, “O Grito”. Aqui, a intenção é mostrar ao público que ali mergulha o desespero da natureza ao se deparar com tanta destruição inconsequente por parte daqueles que deveriam protegê-la.
Harmonia
Dessa vez, o Museu Subaquático de Bonito traz uma obra que une à forma do infinito, semelhante ao número oito, tendo acima um símbolo de coração e dois bustos em perfil: um homem e uma mulher se olhando apaixonados, mostrando como é belo quando tudo está funcionando de maneira harmônica.
Vita
Uma planta crescendo na palma de uma enorme mão, revelando a importância da vida, do cuidado que devemos ter com a natureza, pois ela depende de nós e nós dela.
Outras obras
Além das 4 estátuas do Museu Subaquático de Bonito, outras 8 obras também ficam em exposição no atrativo:
- Silêncio
- Ausência
- Voraz
- Mortem
- A Essência
- Indiferença
- Gaia
- A Cura
No receptivo do passeio, você tem acesso a todas as informações a respeito de cada estátua submersa na Nascente Azul e pode fazer algumas fotos ali mesmo, registrando esse momento tão especial.
Como fazer o passeio?
Assim como todas as atrações turísticas de Bonito, o acesso ao Museu Subaquático só é permitido com apresentação do voucher (bilhete de entrada), o qual você poderá comprar em uma das agências de turismo da cidade.
O que eu preciso levar?
Todo o equipamento de mergulho para a visita ao Museu Subaquático de Bonito já está incluso no ingresso, então você só tem que levar mesmo a roupa de baixo (sunga, biquíni), uma troca de roupa, toalha, chinelo, e dinheiro (para consumo no atrativo).
É sempre bom ter uma câmera subaquática, mas com um celular e a capinha de proteção à prova d’água, você já consegue tirar fotos e fazer filmagens.
Existe alguma restrição?
Sim. Gestantes não podem visitar o Museu Subaquático de Bonito, que também não é permitido a crianças com faixa etária inferior a 8 anos.
Quantas pessoas por vez durante o mergulho?
Esse é um passeio que restringe o número de mergulhadores a 3, sendo 2 turistas mais 1 instrutor de mergulho credenciado.