O que é ecoturismo e por que devemos nos importar?
Com avanços no transporte e tecnologia da informação, mesmo os lugares mais remotos do planeta estão ao alcance de qualquer viajante.
O turismo é, hoje, a maior indústria do mundo, e o ecoturismo ou turismo de natureza é o segmento de crescimento mais rápido.
As pessoas querem experimentar experiências na natureza e no mundo, mas devem fazê-lo de uma maneira que não afete o ambiente natural.
Em resposta a essa crescente apreciação das experiências naturais, surgiu uma nova ética de viagem chamada ecoturismo.
O que é ecoturismo?
A TNC adota a definição de o que é ecoturismo articulada pela União Internacional para a Conservação da Natureza:
“Maneira ambientalmente responsável de viajar para áreas naturais, para desfrutar e apreciar a natureza (e acompanhar as características culturais, passado e presente) que promove a conservação, tem um baixo impacto por parte do viajante e beneficia e envolve a participação socioeconômica ativa das pessoas locais “.
Conheça o Turismo Ecológico
O turismo em áreas naturais não é atualmente o ecoturismo e, portanto, não é sustentável.
Especificamente, o ecoturismo tem estas características:
- Comportamento de visitante consciente e de baixo impacto na natureza
- Sensibilidade e apreciação das culturas locais e da biodiversidade
- Apoio aos esforços locais de conservação ambiental
- Benefícios sustentáveis para as comunidades locais
- Participação local na tomada de decisões
- Componentes educacionais para viajantes e comunidades locais
O ecoturismo, ou turismo ecológico, se distingue pela sua ênfase na conservação, educação, responsabilidade do viajante e participação ativa da comunidade.
Qual a Importância do Ecoturismo?
Aumentar o turismo na natureza sem planejamento e gerenciamento adequados pode ameaçar a integridade dos ecossistemas e culturas locais.
O aumento dos visitantes em áreas ecologicamente sensíveis pode levar à degradação ambiental significativa.
Da mesma forma, as comunidades locais e as culturas indígenas podem ser danificadas de várias maneiras pela onda de visitantes e recursos estrangeiros.
As flutuações no clima, as taxas de câmbio e as condições políticas e sociais podem transformar essa dependência excessiva do turismo em um negócio arriscado.
No entanto, esse mesmo crescimento cria oportunidades importantes para a conservação e para as comunidades locais. O ecoturismo pode fornecer renda muito necessária à proteção de parques nacionais e outras áreas naturais.
O ecoturismo também pode fornecer um desenvolvimento econômico alternativo e viável às comunidades locais com outras opções geradoras de renda.
Além disso, o turismo ecológico aumenta o nível de educação e ativismo entre os viajantes, tornando-os mais entusiasmados e agentes efetivos na preservação ambiental sustentável!
Bonito MS: O Melhor Destino de Ecoturismo no Brasil
O município de Bonito MS, principal região de turismo no Mato Grosso do Sul, é um modelo internacional reconhecido em sustentabilidade e referência mundial em organização turística sustentável.
Eleita por diversos anos consecutivos como o melhor destino de ecoturismo no país, a cidade de Bonito, com seus 5.373 km2, conta com inúmeras belezas naturais e os rios mais limpos e preservados do mundo!
Balneários, cachoeiras, grutas secas e inundadas, paredões como o Buraco das Araras, e outros atrativos turísticos naturais encantam e surpreendem os turistas.
Agora que você já sabe o que é Ecoturismo, assim que tiver uma oportunidade, faça uma viagem para Bonito MS. Os mais lindos passeios na natureza bonitense esperam por você!