EnglishFranaisItalianoPortugusEspaol

O que é Ecoturismo?

O que é Ecoturismo?

O que o ecoturismo significa e por que devemos nos importar?

Com avanços no transporte e tecnologia da informação, mesmo os lugares mais remotos do planeta estão ao alcance de qualquer viajante. Na verdade, o turismo é, hoje, a maior indústria do mundo, e o ecoturismo ou turismo na natureza é o segmento de crescimento mais rápido.

As pessoas querem experimentar experiências na natureza e no mundo, mas devem fazê-lo de uma maneira que não afete o ambiente natural.

Em resposta a essa crescente apreciação das experiências naturais, surgiu uma nova ética de viagem chamada ecoturismo.

O que é ecoturismo? 

A TNC adota a definição articulada pela União Internacional para a Conservação da Natureza:

“Maneira ambientalmente responsável de viajar para áreas naturais, para desfrutar e apreciar a natureza (e acompanhar as características culturais, passado e presente) que promove a conservação, tem um baixo impacto por parte do viajante e Beneficia e envolve a participação socioeconômica ativa das pessoas locais “.

O turismo em áreas naturais não é atualmente o ecoturismo e, portanto, não é sustentável. O ecoturismo se distingue pela sua ênfase na conservação, educação, responsabilidade do viajante e participação ativa da comunidade.

Especificamente, o ecoturismo tem essas características:

  • Comportamento de visitante consciente e de baixo impacto
  • Sensibilidade e apreciação das culturas locais e da biodiversidade
  • Apoio aos esforços locais de conservação
  • Benefícios sustentáveis ​​para as comunidades locais
  • Participação local na tomada de decisões
  • Componentes educacionais para viajantes e comunidades locais

Aumentar o turismo para áreas naturais sensíveis sem planejamento e gerenciamento adequados pode ameaçar a integridade dos ecossistemas e culturas locais.

 O aumento dos visitantes em áreas ecologicamente sensíveis pode levar à degradação ambiental significativa. Da mesma forma, as comunidades locais e as culturas indígenas podem ser danificadas de várias maneiras pela onda de visitantes e recursos estrangeiros.

 As flutuações no clima, as taxas de câmbio e as condições políticas e sociais podem transformar essa dependência excessiva do turismo em um negócio arriscado.

No entanto, esse mesmo crescimento cria oportunidades importantes para a conservação e para as comunidades locais. O ecoturismo pode fornecer renda muito necessária para a proteção de parques nacionais e outras áreas naturais – rendimentos que estarão disponíveis de outras fontes.

O ecoturismo, também, pode fornecer um desenvolvimento econômico alternativo e viável para as comunidades locais com outras opções geradoras de renda. Além de aumentar o nível de educação e ativismo entre os viajantes, tornando-os mais entusiasmados e agentes efetivos na preservação ambiental sustentável!

Bonito é um modelo internacional reconhecido em sustentabilidade e referencia mundial em organização turística sustentável, visite nossa cidade!

Aproveite e faça uma simulação de sua viagem  CLICANDO AQUI

Leave a Reply

Your email address will not be published.

English English Português Português Español Español