Em uma viagem turística, especialmente se o destino for um lugar não visitado antes, quanto mais informações sobre o local você tiver, melhor será para uma experiência que seja a mais perfeita possível. Por isso, hoje você vai conferir tudo o que você precisa saber antes de viajar para Bonito MS, a capital do ecoturismo brasileiro!
Meios de transporte até a cidade
Veículo próprio, alugado ou avião? O município de Bonito possui aeroporto próprio, mas grande parte dos turistas acaba pegando um voo até o aeroporto de Campo Grande e, de lá, alugam um carro particular ou pegam uma van compartilhada.
Essa é uma informação muito importante e que fará uma boa diferença no seu orçamento, isso porque, no caso de uma passagem de avião, os voos para Bonito são mais restritos – acontecem em menor escala se comparados ao aeroporto de CGR.
Levando em consideração o seu local de partida ao viajar para Bonito MS caso você venha dirigindo, coloque na balança o gasto com combustível e também o cansaço da viagem, que pode comprometer o aproveitamento do primeiro dia ou noite na cidade.
Pousada, hotel, casa para temporada?
Por ser um dos destinos turísticos mais visitados no Brasil, Bonito MS conta com dezenas de opções de hoteis e pousadas, além de casas para temporada. Aqui, vai depender do seu objetivo na cidade, como, por exemplo, quero apenas um quarto no centro e pronto – ou: quero uma pousada aos arredores, onde eu tenha mais privacidade e contato com a natureza.
Tudo tem os seus prós e os seus contras, então, novamente, coloque na balança e opte pela hospedagem que melhor corresponde às suas necessidades e expectativas. A pousada é inteiramente urbana? Tem área verde com acesso a animais silvestres (araras, cutias, etc)?
Passeios não oferecem transporte até eles
99% das atividades ficam a partir de 5 km do centro até dezenas de quilômetros de distância, ou seja, você vai precisar de um carro. Caso você decida viajar para Bonito MS de avião, a cidade tem locadoras de automóveis ou, então, você tem a opção de contratar o transporte compartilhado ou privativo – Ah, lembrando que Bonito não tem uber.
Atrativos com vagas limitadas
Por serem atividades de ecoturismo, visando à preservação dos atrativos, as vagas para os mesmos são limitadas, permitindo uma determinada quantidade de pessoas por horário. Uma vez preenchidas, você não consegue fazer o passeio e isso quer dizer apenas uma coisa: é bom garantir as vagas com antecedência, agendando previamente.
Idade mínima para alguns passeios
Caso você tenha filhos, não se esqueça de conferir a idade mínima permitida para o atrativo que você deseja visitar, pois alguns só permitem a participação de crianças a partir dos 6 anos, por exemplo. Não deixe de perguntar isso ao agente de turismo quando estiver programando sua viagem para Bonito MS!
Preço tabelado e sem possibilidade de desconto
Muitos turistas costumam chegar às agências e pedirem um desconto no pacote de passeios, mas isso não é possível pelo fato das atividades possuírem preço de tabela, que é definido pelos próprios donos. As agências apenas trabalham como intermediárias uma vez que a entrada (voucher) só pode ser adquirida nas mesmas.
Você vai precisar de um voucher
Caso você vá até qualquer dos pontos turísticos da cidade como, exemplificando, um balneário, sem ter comprado o voucher (entrada) na agência, você não conseguirá entrar. Os passeios não vendem entrada, mas apenas as agências, então atente-se a essa importante informação para não “perder a pernada”.
Você não precisa comprar uma papete
Nos passeios de flutuação em Bonito ou até mesmo de cachoeira, o melhor calçado para utilizar é a papete, que lembra a sandália crocs, permitindo que você já faça a trilha e depois entre na água sem precisar tirá-la. A propósito, caso você entre em uma cachoeira descalço, correrá o risco de machucar os pés nas rochas calcárias aqui de Bonito.
Os passeios alugam a papete, então você não precisará comprar e esse calçado é bem melhor do que usar o tênis, que você precisa tirar e calçar toda vez que passar por uma cachoeira quando estiver fazendo uma das trilhas.
Bonito MS tem água dura
Também chamada de água salobra. Os rios dessa região são ricos em calcário e, por essa razão, a água dos chuveiros e torneiras lembra o teor da água do mar, embora não seja salgada. O resultado é que a sua pele fica levemente ressecada e os cabelos também, além de que essa água costuma causar dor de barriga se ingerida.
Há passeios melhores que a Gruta do Lago Azul
Apesar de ser o cartão postal da cidade, esse atrativo tão conhecido é apenas contemplativo e ainda possui 300 degraus para descer, olhar o lago, e depois subir novamente. Você pode aproveitar muito melhor com outras opções como as lindas flutuações, que te permitem o contato direto com a natureza de Bonito MS.