A cidade de Bonito MS, eleita diversas vezes como melhor destino para a prática de ecoturismo no Brasil recebe milhares de turistas todos os anos, já que, ela oferece uma grande variedade de atrações. Mas, afinal, quando não ir para Bonito? Será que existe um determinado período do ano em que a visita deve ser evitada?! Vejamos a seguir:
Saiba Quando Não Ir Para Bonito
Na verdade, Bonito é uma cidade para ser visitada o ano todo, isso porque o destino garante a diversão da família inteira independente da data. No entanto, é preciso lembrar que a região possui as baixas e altas temporadas do ano bem definidas.
Durante a baixa temporada, por exemplo, existe a vantagem de conseguir preços mais acessíveis para hospedagem e também para os passeios em geral, além de ser uma tarefa mais simples conseguir vaga nos mesmos. Em contrapartida, é preciso lembrar que as temperaturas se mantêm mais amenas nesse período.
Já na alta temporada, os preços geralmente passam por reajustes, além disso, é necessário se atentar em realizar a reserva com antecedência, tendo em vista que é um período bastante concorrido tanto para as hospedagens, quanto para os passeios também, que funcionam com um limite de visitantes por dia.
Evite o Réveillon e o Carnaval
Durante essas festividades a cidade sul-mato-grossense de Bonito costuma atingir o seu pico de lotação e por mais que a infraestrutura do destino seja muito bem preparada garantindo uma vaga de hospedagem, ainda sim você pode ter alguns pontos que podem ser prejudicados durante a sua viagem.
Como por exemplo a alimentação, tenho certeza de que você já ouviu falar das comidas típicas do estado e tendo oportunidade gostaria de experimentá-las nos melhores restaurantes da cidade, certo?! Porém nesse período do ano devido a superlotação se torna mais difícil, filas costumam se formar e oque era para ser prazeroso muitas vezes acaba se tornando desgastante.
Qual o melhor mês para ir para Bonito?
A cidade de Bonito assim como toda região sul mato grossense possui as suas estações do ano muito bem definidas, ou seja, o período de estiagem é marcado pela forte seca e o período chuvoso com a presença de grandes volumes de chuvas. Vejamos a seguir as características de cada estação.
Outono
Durante o outono, geralmente, a região é marcada pela seca, característica que favorece a observação de animais, tendo em vista que nesse período os animais saem em busca de água e consequentemente, acaba se tornando mais fácil avistá-los.
Inverno
Durante o inverno, a possibilidade de chuva é ainda menor na região, característica que contribui para que a visibilidade debaixo d’água fique ainda melhor, favorecendo assim atividades como mergulho e flutuação, as quais apesar das baixas temperaturas, funcionam normalmente pois as temperaturas das águas não sofrem grandes alterações.
Para se ter uma ideia, as temperaturas dos rios da região costumam ficar na casa dos 20° graus durante essa época do ano, além disso, as atividades de mergulho e flutuação só acontecem com o uso de roupas de neoprene que contribuem para manter a temperatura do corpo aquecida.
O recomendado nesse período do ano é evitar o banho de cachoeira ou nas piscinas naturais e artificiais que os balneários oferecem, as quais costumam ser mais geladas que as dos rios. Já fora da água durante o inverno em Bonito as temperaturas variam de 15° a 25° graus.
Primavera
Nos meses da primavera volta a chover na região fazendo com que as paisagens fiquem mais verdinhas e saudáveis, porém com um volume mais reduzido, de maneira que os animais ainda necessitam sair em busca de água e assim podem ser observados com maior facilidade pelos visitantes.
Vale ressaltar também que entre a primavera e o verão ocorre a proliferação de algas na região, um fenômeno natural e absolutamente comum, mas que acaba alterando o funcionamento de alguns dos atrativos, como é o caso da Lagoa Misteriosa, uma das principais atrações do destino.
Verão
Nessa estação as temperaturas já estão mais altas e consequentemente mais favoráveis para os banhos nos lagos e cachoeiras da região, as quais estão com um volume de água ainda maior durante esse período do ano e por isso se tornam ainda mais ideais não somente para se banhar mas para tirar boas fotos também.
Vale lembrar também que este é um período de alta temporada devido as férias escolares e também por conta de alguns feriados que caem durante esses meses. Sendo assim, reforçamos que é de suma importância realizar a reserva da hospedagem e dos passeios com o máximo de antecedência possível.
Chuva
Em Bonito, durante essa estação do ano, as temperaturas costumam variar entre 20°C e 30°C, os quais vêm acompanhados de grandes volumes de chuva, porém, não é preciso se preocupar pois geralmente os dias costumam permanecer sempre bem ensolarados e só no fim da tarde/começo da noite é que as chuvas costumam aparecer.
Porém, a probabilidade de chuva durante o dia não está descartada e em casos de chuvas intensas os passeios podem sofrer alteração no horário ou até mesmo serem cancelados para a segurança de todos. Por isso, é sempre bom contar com uma boa agência de turismo, de modo que mesmo que seus passeios precisem ser cancelados, você não sairá perdendo de forma alguma, pois através de uma agência segura há a garantia do reagendamento ou até mesmo recebimento de reembolso pelo passeio não realizado.
Quando ir a Bonito MS?
De modo geral podemos afirmar que não existe um período do ano específico para a visitação desse destino, pois cada mês do ano juntamente com as características singulares da região proporcionam experiências únicas e que certamente ficaram marcadas na memória.
Sendo assim, escolha o período do ano que mais combina com você para visitar a cidade de Bonito, leve em consideração a disponibilidade que você e as pessoas que você gostaria que participassem dessa viagem junto com você, tem.
É importante “colocar na balança” as vantagens e desvantagens que cada estação do ano apresenta e assim também se prevenir colocando roupas e acessórios adequados na mala (tarefa que pode ser facilitada ao realizar a consulta da previsão do tempo no destino). Assim não tem como sua viagem a Bonito dar errado.