Serra da Bodoquena: Tudo o que você precisa saber!

Bodoquena é uma das joias de Mato Grosso do Sul, assim como na capital do ecoturismo essa cidade é repleta de belezas naturais que encantam os visitantes.

A Serra da Bodoquena tem esse nome por estar na região serrana, e ter origem do tupi guarani que significa “nascente em cima da serra”, esse município recebe muitos visitantes por causa da sua paisagem, com cachoeiras de águas cristalinas, rios de águas azuis e lindos refúgios cercados pela natureza, mas se você ainda não sabe muito sobre Bodoquena, está no lugar certo, pois hoje nós separamos informações sobre esse município.

Onde é Bodoquena?

Esse município fica no pantanal, a 265 quilômetros de Campo Grande e a 70 quilômetros de Bonito Mato Grosso do Sul. Bodoquena está localizado entre Bonito e Miranda no chamado cinturão turístico de Mato Grosso do Sul.

Como chegar?

Por ser uma cidade turística o acesso a ela é bem fácil, porém não tem aeroportos, sendo o de Campo Grande e o de Bonito os mais próximos. Então,como chegar em Bodoquena?

Carro

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de chegar em Bodoquena é de carro, seja próprio ou alugado. Uma das rotas mais comuns é saindo de Campo Grande seguindo pela BR 262 até Miranda e depois pela BR 339 que vai até Bodoquena, sendo um deslocamento de em média 3 horas.

Ônibus

De ônibus a viagem se torna mais longa sendo de até 5 horas,o percurso é o mesmo sendo percorrido todo dia saindo da rodoviária de Campo Grande e é feito pela Viação Andorinha.

Características da Serra de Bodoquena

Também conhecida como Parque Nacional da Serra da Bodoquena, essa região é responsável por abrigar a maior extensão de Mata Atlântica do Mato Grosso do Sul.

É neste parque estão as nascentes dos principais rios que banham a região, como o Rio Formoso, Rio da Prata e o Rio Salobra.

Uma das maiores características de Bodoquena é a sua riqueza natural, por causa da sua vegetação da mata atlântica, grande diversidade de animais e seus rios e cachoeiras de águas cristalinas,fez com que esse pequeno município ganhasse bastante destaque entre os viajantes que amam o ecoturismo.

Qual a melhor época para ir a Bodoquena?

Quando você vai viajar é ideal planejar tudo nos mínimos detalhes para garantir que seja uma experiência inesquecível e isso também se aplica a época certa para ir, porque sim o clima pode acabar estragando a sua experiência, por isso vamos te dizer o período ideal para visitar Bodoquena.

A verdade é que não importa a época do ano, o pantanal sempre tem uma beleza de tirar o fôlego, por ter um clima tropical a Serra da Bodoquena tem quase sempre temperaturas mais altas.

Por isso uma das épocas mais indicadas é entre os meses de maio a agosto,nessa época as chuvas são mais escassas e as temperaturas mais amenas, mas sem que atrapalhe as atividades aquáticas. Mas é sempre bom entrar em contato com a agência e ver previsões do tempo para não estar despreparado.

O que levar?

Tem alguns itens que são indispensáveis para levar durante os passeios, sendo eles:

  • Protetor solar
  • Repelente
  • Chinelo
  • Troca de roupa
  • Toalha
  • Roupa de banho
  • Tênis para trilhas e caminhada
  • Boné
  • Dinheiro ou cartão para despesas extras
  • Celular ou câmera fotográfica

O que fazer em Bodoquena?

Assim como Bonito, a Serra da Bodoquena tem muitas opções de atividades de ecoturismo, tendo a possibilidade de escolher atividades de aventuras ou apenas contemplação, por isso não decidimos separar algumas dessas atividades de ecoturismo para você conhecer.

1- Cachoeiras Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é um dos passeios mais conhecidos de toda a região, por causa da sua queda d’água de 156 metros de altura, sendo a maior do Mato Grosso do Sul e também estando entre as mais altas de todo o Brasil.

Nesse atrativo os visitantes podem participar da trilha que os leva para conhecer o atrativo e ela tem até 9 paradas para banho, sendo possível você conhecer 15 cachoeiras e cascatas, é durante a trilha que os visitantes podem ver de pertinho a natureza, ver os animais nativos da região e tomar banho nas piscinas naturais e cachoeiras.

Se ver algumas das cachoeiras mais bonitas da região não for suficiente você pode relaxar nas piscinas naturais,redários e até aproveitar a lojinha de souvenirs,mas se você prefere uma boa dose de aventura na boca da onça tem um rapel de 90 metros de altura para os corajosos que amam emoção.

2- Refugio Canaã

Se você está atrás de um lugar tranquilo, para relaxar e se desconectar e que seja um verdadeiro paraíso esse lugar é o Refúgio Canaã.

Nesse refúgio que fica às margens do Rio Salobra, você pode aproveitar várias atividades durante o day use ou sua estadia na pousada, lá é possível fazer contemplação dos pássaros, trilha, tomar banho no rio, fazer mergulho, flutuação, passeio de bóia, ver o pôr do sol no mirante, trampolim e até mesmo curtir a tirolesa que tem no local.

3- Cachoeiras Serra da Bodoquena

As cachoeiras Serra da Bodoquena são mais um dos paraísos que ficam em Bodoquena, com um circuito de cachoeiras, uma enorme área de floresta preservada e uma hospedagem que você pode ficar conectado à natureza.

Os visitantes são levados por uma trilha de 2500 metros e durante o percurso eles conhecem cachoeiras e piscinas naturais sendo 8 disponíveis para banho e o percurso finaliza com um passeio de barco pelo Rio Betione.

No balneário tem muitas atividades para você aproveitar depois da trilha com cachoeiras,como: caiaque, stand up paddle e tirolesa, caso você queira ainda mais aventuras ainda pode participar do quadriciclo, depois pode descansar nas piscinas e redário e aproveitar o almoço com uma comida bem típica de fazenda feita no fogo de lenha.

4- Flutuação Nascentes da Serra

A flutuação é uma atividade aquática perfeita para todos os tipos de viajantes, pois não é necessário saber nadar e nela você está em contato direto com a natureza.

Ele acontece no Rio Azul, os participantes são levados até a nascente onde percorrem os 620 metros do rio,observando as diferentes espécies de peixes e de plantas subaquáticas e para findar a atividade os participantes vão de barco por 4 quilômetros no Rio Salobra até o deck mais próximo do receptivo.

5- Passeio de Bote no Cânion do Salobra

O Cânion do Salobra é mais um dos encantos de Bodoquena,com seu rio de águas cristalinas e paredões de calcário que podem atingir até 90 metros, sendo uma das paisagens mais inesquecíveis e impressionantes da região.

As atividades para fazer no cânion são bem diversas tendo mergulho e acqua trekking, no bote e caiaque os participantes são levados até o ponto do rio onde a atividade inicia e então eles descem as corredeiras do rio em botes infláveis.

Agora que você já sabe a melhor época para visitar Bodoquena, como chegar e o que fazer nesse pequeno município incrível de Mato Grosso do Sul que tal entrar em contato com a Viva Bonito e agendar suas férias em bodoquena?

×